a resposta mais ajuizada é aquela que aponta para a solução ‘o que lhe souber melhor’. mas também convém saber as razões para ‘saber melhor’. ora bem, sendo o bacalhau salgado e sabendo nós por experiência própria que salgados e amargos é casamento que dá em desastre, está-se logo a ver que os vinhos escolhidos devem ser suaves (sem os taninos à flor da pele), ter muita frescura e de preferência sem outro amargo, o da madeira.
aqui chegados, brindemos então aos brancos e deixo-vos aqui alguns que provei recentemente na quinta do vallado, no douro. nesta zona, os brancos de 2012 foram todos bons, com uma acidez muito positiva, o que já não aconteceria se a acidez fosse baixa. são vinhos muito valorizados pela sua mineralidade e o vallado douro branco mostrou-se floral, com fruta bem madura e algumas notas de melão. e, muito importante, não estagiou em madeira. o seu teor alcoólico é de 12,5 º.
outro vinho muito interessante, mais evoluído do que o anterior, é o quinta do vallado reserva douro branco 2012. já com alguma madeira, esta foi no entanto suavizada, pois passou de barricas de 250 litros para umas de 500 litros, misturadas em partes iguais entre novas e usadas de segundo ano. é um vinho muito equilibrado, elegante, com notas cítricas, maçãs velhas e um final de boca muito longo. não há bacalhau que não queira casar com ele!
provámos ainda o vallado moscatel galego douro branco 2012, feito com uvas que foram apanhadas mais cedo e que por isso encerra aromas novos, como a hortelã-pimenta, o que não é normal na casta moscatel galego branco.
enfim, vinhos que foram apresentados como grandes campeões de verão, mas que de certeza irão ser recordados como os reis da consoada, a par do tradicional bolo. e tudo em honra do fiel amigo. e pelo bacalhau não vai nada, nada, nada? tudo, ou melhor, estes brancos!
quinta do vallado reserva douro branco
ano: 2012
castas: gouveio [verdelho] (40%), arinto (35%), viosinho (15%) e rabigato (10%)
vallado douro branco
ano: 2012
castas: rabigato (35%) códega (25%), viosinho (20%), gouveio (verdelho) 10% e arinto (10%)
vallado moscatel galego douro branco
ano: 2012
castas: moscatel galego branco