este resultado compara com os 7,4 mil milhões de dólares estimados em 2012 (5,4 mil milhões de euros). e evidencia uma revisão em alta da previsão divulgada em setembro, quando a iata apontava para resultados líquidos de 11,7 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) em 2013.
a descida do custo do combustível para aviões (jet fuel), os ganhos de eficiência nas companhias aéreas, mais inovação e o impacto positivo das fusões e joint ventures no sector justificam o cenário traçado, indicou o responsável, num encontro com jornalistas que decorre em genebra, suíça.
mas, advertiu tyler, «devemos moderar o optimismo com uma dose apropriada de precaução. esta é uma conjuntura dura para operar uma companhia aérea».
«a competição é intensa e as yields (preço médio por quilómetro percorrido) estão a deteriorar-se. os volumes de carga não crescem desde 2010 e as receitas geradas nesta área estão ao nível de 2007. o transporte de passageiros está a expandir-se mais robustamente. algumas companhias aéreas vão superar as previsões e outras não. mas, em média, só conseguirão ter um resultado líquido de 5,94 dólares por passageiros, em 2014», detalhou.
é o mesmo, ironiza tyler, que ganha a mcdonald’s por vender 4 happy meals numa das suas lojas em genebra.
este ano, pela primeira vez na história da aviação mundial – que celebra 100 anos em 2014 – e tal como a iata já tinha previsto, serão transportados mais de três mil milhões de passageiros, prevendo-se que, no próximo ano, esse indicador chegue aos 3,3 mil milhões.
«estamos a aproximar-nos do ponto em que transportaremos metade da população mundial de um ponto para o outro num ano, fazendo-o de forma segura», afirmou tony tyler.
em 2014, a iata, que inclui 240 companhias áreas, espera que a indústria do transporte aéreo gere receitas de 743 mil milhões de dólares (539 mil milhões de euros) e lucre 19,7 mil milhões de dólares (14,3 mil milhões de euros), previsão acima da traçada em setembro, que apontava para 16,4 mil milhões de dólares (11,9 mil milhões de euros).
ana.serafim@sol.pt*
em genebra, a convite da iata.