Aero Vip substitui SATA na linha aérea de Porto Santo

A companhia Aero Vip, do grupo 7 Air, vai substituir a SATA na linha aérea do Porto Santo, a partir de 1 de Janeiro.

a entrada da aero vip na rota funchal/porto santo acontece no seguimento do convite feito pela secretaria de estado dos transportes. trata-se de um ajuste directo para assegurar esta ligação entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2014, até que o estado lance o correspondente concurso público.

recorde-se que, a 1 de novembro passado, a tap suprimiu a única ligação aérea semanal directa entre o continente e o porto santo. na base da suspensão do voo semanal esteve a taxa de ocupação média desse voo directo que se situava nos 38%. o fim dessa linha semanal é visto como um rude golpe na economia local baseada no turismo e levou a um coro de protestos por parte dos partidos políticos na madeira.

a aero vip era a companhia que fazia as ligações aéreas entre lisboa e bragança, interrompidas há um ano. até agora, a rota do porto santo tem sido assegurada pela sata, que substituiu a aerocondor em 2006. a sata rejeitou o convite para continuar, alegando que a proposta do inac em matéria de indemnização compensatória era financeiramente inviável.

até março de 2014 (horário de inverno), a aero vip conta fazer seis voos diários entre funchal e porto santo (três num sentido e três noutro). as ligações serão asseguradas por um dornier, aeronave com capacidade para 18 passageiros e 1.500 kg de carga. a sata operava com um aparelho de 38 lugares.

um bilhete de ida e volta custa entre €113,14 e €161,14 euros (tarifa normal). a tarifa de residente, ida e volta, é de €104,94 e a de estudante de €94,14 euros. os preços são semelhantes aos que estavam a ser praticados pelo anterior operador.

passagem pela madeira é obrigatória

quem agora quiser viajar de avião de porto santo, com destino ao continente português, ou visitar a ilha a partir de lisboa ou porto, terá necessariamente que passar pela madeira.

é o princípio constitucional da continuidade territorial que está em causa, garantiu ao sol o presidente da câmara de porto santo, filipe menezes de oliveira.

para o autarca, eleito recentemente pelo ps (quando a autarquia era, até agora, governada pelo psd), “há uma total inacção e falta de respostas, quer do governo regional quer do governo da república, na resolução da questão do transporte aéreo entre ilhas”.

segundo menezes de oliveira – que já reuniu “de emergência” com a aero vip –, há questões que continuam a preocupar como o elevado preço dos bilhetes, a limitação da carga a 10 kg por passageiro, a inexistência de ‘bilhete corrido’ porto santo/lisboa ou porto, e o próprio aparelho (dornier) com metade da capacidade do que estava na linha.

“como é que se coaduna a aposta no turismo com a capacidade de transporte, por exemplo, de um kit de golfe ou de mergulho… estamos perante um retrocesso social de mais de 30 anos”, assegurou ao sol.

a 14 de dezembro último, mais de uma centena de pessoas manifestaram-se, em porto santo, contra as perspectivas de “isolamento” da ilha, devido aos problemas relacionados com as ligações áreas e marítimas. é que o ferry ‘lobo marinho’, que efectua viagens diárias entre a madeira e o porto santo também costuma parar, para manutenção, no mês de janeiro de cada ano.

a iniciativa, designada ‘sos porto santo, isolamento nunca’, foi um grito de alerta do movimento ‘somos porto santo’, para a possibilidade de retroceder no tempo quando a ilha ficava semanas sem contactos com o exterior.

no ciberespaço há uma petição pública denominada ‘contra o abandono e isolamento da ilha de porto santo’ já subscrita por perto de 600 pessoas e que pretende ser dirigida à comissão europeia, ao governo da república portuguesa, e ao governo regional da madeira.

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