De malas feitas para festejar o ‘réveillon’

O fogo-de-artifício do Funchal ou destinos de praia e calor em Cabo Verde e no Brasil atraem os portugueses nesta quadra. E muitos pacotes de viagens já estão esgotados. Mas também há estrangeiros a escolher Portugal para celebrar o ano novo. Hotéis esperam casa cheia no réveillon

o funchal, na madeira, cabo verde ou o brasil são os destinos preferidos dos portugueses para ouvir as doze badaladas da meia-noite e brindar ao ano novo. se no natal, a tradição manda que se fique em casa a comer bacalhau com a família, no réveillon muitos viajarão para saborear as doze passas fora de casa. ir para fora cá dentro ainda é a tendência, mas o calor de outras paragens ou os espectáculos de luz e cor que darão as boas-vindas a 2014 também cativam os viajantes nacionais. e muitos pacotes estão já esgotados, dizem as principais redes de agências de viagens, que esperam manter ou até aumentar ligeiramente o volume de clientes comparativamente à quadra festiva de 2012.

“para a passagem de ano está a verificar-se uma procura muito acentuada para o mercado nacional. nomeadamente para a madeira, que está a subir muito, 25% a 30% face ao ano passado”, conta o director do grupo viagens abreu, diamantino pereira, referindo que o espectáculo pirotécnico mundialmente famoso é um argumento de peso para atrair turistas nesta época do ano.

o algarve, onde muitos hotéis organizam festas de passagem de ano, açores e os cruzeiros no douro “um já completamente cheio” e outro a caminho de lotar também são ‘estrelas’ desta quadra, nas agências abreu. lá fora, “cabo verde continua a suscitar muito interesse”. depois, relata o director, vem o brasil, também já esgotado. “e, com a ligação da companhia aérea emirates, está a surgir o dubai. croácia e marraquexe, em marrocos, também estão a conquistar quota de mercado, mesmo não tendo uma tradição de passagem de ano”, continua.

“os destinos principais são portugal, com uma ou duas noites, incluindo a da passagem de ano. para viagens mais próximas, a madeira continua no top, bem como cabo verde. há algumas novidades, como marraquexe, com uma procura superior ao ano passado. no global, o número de passageiros está muito idêntico a 2012”, concorda joão barbosa, administrador da best travel. nesta rede, a forte procura pelo funchal já levou a lançar mais um voo e “já com grande dificuldade” se conseguem lugares nos aviões para o brasil ou cabo verde.

nas várias agências, os preços para celebrar a vinda de 2014 podem variar entre pouco mais de cem euros por um pacote de uma noite com jantar de gala e animação até aos 2.000 euros, para ir a cuba. para festejar em cabo verde há sugestões a custar 700 euros e 1.100 euros.

já rogério cardoso, director de marketing da espírito santo viagens, dona das agências top atlântico, destaca ainda as deslocações para as cidades onde o virar do ano é mítico como nova iorque ou londres. as capitais europeias também fazem habitualmente parte do roteiro das festas dos portugueses, que, este ano, estão a optar por reservar com mais antecedência. mas há “uma ligeira redução” nas estadias “fruto da situação económica e do dia da semana em que calha a quadra festiva”.

mesmo assim, “se considerarmos saídas para o estrangeiro e deslocações em portugal, diria que o número de viajantes é ligeiramente superior ao de 2012, tendo em conta que dia 1 é quarta-feira, o que não é ideal para pontes”, salienta.

a vontade dos portugueses viajarem nos últimos dias de dezembro reflecte-se também na operação da tap, que prevê “algum crescimento” neste período, revela fonte oficial, destacando que madeira, cabo verde, brasil e estados unidos, em particular miami, são as rotas mais procuradas a partir de portugal.

ao contrário, no exterior, a maior procura pelas ligações da companhia portuguesa chega do brasil e de alguns países europeus, porque também há muitos estrangeiros que gostam de vir comemorar a portugal.

“os italianos gostam muito de passar o fim-de-ano em portugal”, atraídos pela animação e espectáculos de rua de lisboa, realça diamantino pereira, da abreu. britânicos e espanhóis também são fiéis clientes, bem como os escandinavos, que rumam ao sol do algarve. os brasileiros, à semelhança do que tem vindo a acontece durante o ano, também respondem à chamada. e há ainda os cruzeiros que enchem a baía do funchal

“no fim-de-ano, a madeira é um dos maiores destinos do mundo”, resume o presidente da associação portuguesa de agências de viagens e turismo, pedro costa ferreira, indicando que são os mercados que tradicionalmente enviam turistas para portugal, que também optam pelo país para passar o natal e o réveillon. ou para fazer escapadinhas de dois ou três dias em lisboa ou no porto que “são cidades na moda”, nota.

“do ponto de vista da recepção de turistas, continuamos a prever mais movimento do que no ano passado”, assume costa ferreira. e este cenário acaba por também ter impacto na hotelaria.

por exemplo, nos hotéis vila galé, “no período de natal a ocupação deve rondar os 50% e no réveillon a média será de cerca de 80%, valores semelhantes aos do ano passado”, contabiliza o administrador gonçalo rebelo almeida, que espera casa cheia nas unidades da ericeira, cascais e beja. maioritariamente, os hóspedes serão portugueses, mas também haverá ingleses, alemães, holandeses e espanhóis.

ana.serafim@sol.pt