À mesa com paixão

As grossas paredes da adega da José Maria da Fonseca, na Quinta da Bassaqueira, em Azeitão (local onde normalmente recebem os seus convidados), ganham vida com a paixão e o entusiasmo que Domingos Soares Franco (administrador e responsável pela enologia) exibe ao falar dos seus vinhos. Quando ali entrei na semana passada, para um almoço…

domingos soares franco recebeu-me com o seu espumante moscatel roxo rosé 2012, muito frutado e com boa acidez. uma forma bem agradável de dar as boas vindas antes da passagem para a mesa onde nos esperava um grande (e curioso) pasmados branco 2009. tudo começou quando descobriram, atrás de umas pipas, umas 400 garrafas dos anos 63, 64 e 67 do século passado, e que pela cor carregada logo abriram as suspeitas de estarem oxidadas. puro engano. o chardonnay e o arinto estavam soberbos e hoje chegam-nos em jeito de recriação com as castas viosinho, arinto e viognier. é um vinho muito especial, com aromas a maçã, pêra e especiarias, e que vem ao encontro de todos aqueles que já não suportam notas tropicais.

seguiu-se o periquita superior 2009, um vinho com grande potencial de envelhecimento, com aromas a amoras, menta e especiarias e que revela taninos presentes mas suaves, uma boa estrutura e um longo final de boca.

com o josé de sousa mayor 2011 chegou-nos à boca a melhor colheita portuguesa dos últimos 50 anos e um vinho alentejano da antiga adega josé de sousa. fermentado à antiga, em talhas de barro de s. pedro do corval, teve origem em 40 garrafas que foram para leilão na célebre casa christie’s, das quais se tirou o ‘adn’ para agora se chegar a este tinto com aroma a tâmaras, frutado e elegante, e com um final longo.

chegou depois a vez do j 2011, este também com aroma a tâmaras, amoras, pimenta preta e violetas. de grande elegância, revela igualmente o seu final longo.

e o almoço não poderia acabar sem a degustação do moscatel de setúbal 1999, que chegará ao mercado daqui a seis meses, e da aguardente excelsior, uma velha reserva com idade média de 55 anos e que chegará ao público em janeiro de 2014, mas em quantidade limitada a 20 unidades. um luxo que promete ser um sucesso.

tintos premium para o natal

a sogevinus celebra a quadra natalícia com uma selecção de vinhos doc douro tintos

de grande qualidade. para além do casa burmester reserva 2010, temos também o casa burmester touriga nacional 2010 e o kopke reserva douro 2010.

monte d’oiro também anima consoada

do produtor josé bento dos santos e da sua quinta d’oiro destacamos também alguns vinhos tintos para passar melhor esta época festiva. o têmpera 2009, o aurius 2009,

o ex aequo 2009 e o quinta do monte d’oiro reserva são óptimas escolhas para casamento com qualquer prato.

j
ano: 2011
região: alentejo
castas: grand noir (60%), touriga franca (28%) e touriga nacional (12%)

josé de sousa mayor
ano: 2011
região: setúbal
castas: grand noir (58%), trincadeira (22%) e aragonês (20%)

pasmados branco
ano: 2009
região: setúbal
castas: viosinho (50%), arinto (30%) e viognier (20%)

periquita superior
ano: 2009
região: setúbal
castas: castelão com percentagens reduzidas de cabernet e tinta francisca

jmoroso@netcabo.pt