para começar, neste ano do cavalo, um ano regido pelo número sete, tudo se conjuga para a troika nos abandonar no verão, o que acontecerá sem stress nem programa cautelar. as entranhas da ave que matei de propósito para escrever esta crónica apontam no entanto para um regresso da troika em agosto. um intestino que me apareceu virado para baixo indica que a troika se dirige para sul. não é precipitado concluir que gostaram tanto de cá vir que escolheram o algarve como destino de férias. pelo que vejo, não há margem para dúvidas: vão todos passar o verão com passos coelho e a família na manta rota. a oposição considera a vinda da troika de férias como uma ofensa para o país. antónio josé seguro nada diz sobre o assunto mas é contra.
2015
depois da vitória retumbante do movimento 3d nas eleições europeias, que elegeu ricardo araújo pereira como eurodeputado, o canal benfica tv tornou-se número um nas audiências com os seus directos do parlamento europeu, com reportagens e repetições dos momentos mais electrizantes do quotidiano do ex-comentador do governo sombra. o país perdeu um cérebro importante, mas ganhou um embaixador da diáspora que nem vos digo nem vos conto. curiosamente, ou talvez nem tanto, as reuniões e as assembleias parlamentares viram a sua frequência aumentar exponencialmente, tudo graças à presença habitual no novo eurodeputado português, o do 3d, como é carinhosamente referido este novo partido comunista. entretanto, em portugal, boaventura sousa santos entrou numa depressão profunda e continua a falar sozinho. nem as visitas de carvalho da silva o animam. é natural. carvalho da silva não comenta a sua vida privada nem assuntos que lhe digam vagamente respeito.
2016
animado pelo êxito de ricardo araújo pereira, bruno nogueira lança a sua candidatura presidencial. o twitter está ao rubro, mas no dia da votação, fica tudo em casa a apelar à abstenção. felizmente para o país, ainda há gente que ignora estas modernices e sai de casa para votar. dos 37 por cento de eleitores que votaram nestas eleições, o país adoptou a solução bicéfala do bloco de esquerda e foram escolhidos dois presidentes. um é, como esperado, marcelo rebelo de sousa, que fica responsável pela comunicação da presidência, representações institucionais no exterior e relações com o vaticano, e o outro é, também como esperado, antónio guterres, responsável por tudo o que der trabalho. durão barroso não ficou triste. a desejada presidência das nações unidas foi-lhe atribuída. no seu discurso de tomada de posse surpreendeu a comunidade internacional com o seu apelo à paz no mundo, à luta contra a fome e o seu plano mundial de dar um ipad mini a cada criança.
2017
o ano de 2016 terminou com acusações de malala yousafzai contra as nações unidas. a ideia era dar uma caneta, um livro e um professor a cada criança. não um ipad mini, duh! mas o ano é finalmente das mulheres. hillary clinton toma posse como presidente dos estados unidos e no seu primeiro discurso ataca violentamente a primeira-ministra dinamarquesa pela sua desfaçatez há quase quatro anos no funeral de nelson mandela. michelle obama aplaudiu de pé. há coisas que não se esquecem. os países muçulmanos entram em choque com uma manifestação de mulheres a queimar soutiens. todas estão de burca. na índia, uma lei autoriza as raparigas com idade a partir dos doze anos a ter armas. a taxa de violação diminui e, curiosamente, a percentagem da população masculina também. em pequim, as mulheres imploram que o governo recupere a política de filho único. em portugal, todos os programas desportivos são comentados por mulheres e são quinzenais.
2018
mais uma vez foi adiado o julgamento do bpn. oliveira e costa está a monte. os outrora famosos submarinos estão no museu da marinha para regozijo das crianças. foi descoberta uma segunda arca de pessoa com inéditos. os departamentos das faculdades de letras não têm mãos a medir. por causa da fuga de cérebros, as aulas na universidade são dadas por skype. a fenprof fez um calendário de manifestações com datas fixas. serão a 17 de cada mês, sempre que não calhar a um fim-de-semana ou feriado, nesse caso passa para o dia possível imediatamente depois. os professores aceitam ser avaliados, mas apenas pelos próprios pais. por seu lado, a cgtp insiste nas vantagens das manifestações serem a 18. os nove partidos de esquerda com assento na assembleia não conseguem chegar a um acordo e propõem o dia 1 de cada mês como o único possível para manifestação/protesto/greve. portugal continua a ser conhecido pelo seu clima ameno e ambiente acolhedor.