trata-se do viagra, nome comercial da substância activa sildenafil, medicamento à venda em portugal desde 1998 e um dos mais “copiados” em todo o mundo.
apesar de só a partir de hoje ser possível existirem outros medicamentos com esta substância activa no mercado, em virtude da perda de patente, existiram nestes últimos anos vários genéricos comercializados, e que foram sendo retirados do mercado graças a acções nos tribunais, interpostas pelo laboratório responsável, a pfizer.
a aproximação da data da perda de patente levou a uma “corrida” aos pedidos de autorização de introdução de mercado (aim).
dados da autoridade nacional do medicamento e produtos de saúde (infarmed), a que a agência lusa teve acesso, indicam que neste momento 45 medicamentos genéricos da substância activa sildenafil têm aim.
o mesmo organismo adiantou que dois titulares de aim de medicamentos genéricos de sildenafil notificaram o início de comercialização para janeiro de 2014.
fonte da pfizer indicou que este laboratório também vai comercializar um genérico do sildenafil.
dados da consultora ims health, fornecidos à lusa pela pfizer, indicam que, em 2012, foram vendidas 129.052 unidades de viagra, movimentado 3.901.268 euros.
no ano passado, entre janeiro e novembro, foram vendidas 127.445 unidades, num total de 3.864.217 euros.
lusa/sol
