‘Zeca Afonso merecia estar no Panteão’

Maria Andresen, filha de Sophia de Mello breyner Andresen, considera que a trasladação é “importante” para o país conhecer melhor a obra de Sophia. E defende que Eusébio, mas também Zeca Afonso tenham lugar.

o que significa para a família a trasladação de sophia de mello breyner para o panteão?

para mim, enquanto familiar, não tem muita importância. é importante para o país porque chama a atenção para a sua obra.

como viu a reacção à notícia de que os partidos estão de acordo quanto à trasladação?

fiquei muito satisfeita e gostava de acrescentar que houve um músico que foi muito importante nas nossas vidas, de quem cresceu naquela altura, que foi zeca afonso e que merecia ir para o panteão. a minha mãe gostava muito de zeca afonso.

a polémica sobre os custos da cerimónia não a incomoda?

incomoda-me se vierem dizer isso. se o parlamento aprovar a trasladação, não faz sentido aparecer esse tipo de declarações.

como gostaria que fosse a cerimónia?

isso é com a assembleia da república, não tenho nada a dizer. a iniciativa não foi da família. nós apenas dissemos que não tínhamos nada a opor, embora houvesse algumas objecções. mas ninguém se sentiu no direito de se opor frontalmente.

considera que a melhor altura para isso acontecer é nos 40 anos do 25 de abril?

a minha mãe teve uma grande felicidade com o 25 de abril e escreveu o poema mais bonito que alguma vez foi escrito sobre o 25 de abril.

eusébio merece estar também no panteão?

a relação entre poesia e futebol não é tradicionalmente pacífica. a poesia não é uma arte de massas. mas eusébio foi um génio na sua actuação, tal como amália na sua arte. cada geração hierarquiza de uma maneira diferente.

helena.pereira@sol.pt