Português cria império de reparação de sapatos em Nova Iorque

Carlos Mesquita transformou uma banca de engraxador num império de reparação de sapatos em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde é o homem de eleição para casas como a Chanel e estrelas como Jennifer Lopez.

carlos mesquita, de 63 anos, começou o negócio em portugal com uma banca de engraxador na barbearia do pai, mas é hoje o dono das lojas leather spa, onde os nova-iorquinos reparam e personalizam os seus sapatos e outros acessórios em pele.

a revista time out escreveu que o português “é o dr. de sapatos escolhido e celebrado pelos ricos e exigentes” da cidade norte-americana.

carlos mesquita foi emigrante em frança até perceber numa viagem a nova iorque que existia uma oportunidade de negócio no país e mudou-se com a família para os estados unidos.

“[quando cheguei] percebi rapidamente que não tinha nada para aprender. tudo o que faziam era 80% abaixo do que fazíamos em frança. pensei logo: “tenho é de vir para cá ensinar””, diz à agência lusa.

carlos alugou uma loja numa das zonas mais caras de nova iorque, na rua 55, entre a quinta e a sexta avenida, mas o negócio não foi um sucesso imediato.

“os americanos não tinham o hábito de arranjar sapatos. quando os estragavam, deitavam fora”, lembra.

o empresário percebeu que os americanos que compravam sapatos baratos continuariam a fazê-lo — os seus clientes era quem investia em calcado de luxo.

ainda assim, admite, estabelecer o negócio “foi uma luta”.

“dediquei muito tempo a este negócio. não se cria um negócio, para o qual quase não havia clientes, de um dia para o outro”, explica.

o empresário dá hoje emprego a 73 pessoas e tem três lojas: uma na rua 55, um na grande central station e uma terceira no hotel de luxo plaza, junto ao central park.

em média, as lojas recolhem 450 pares de sapatos e outros acessórios em pele por dia. todo o trabalho é feito pelos 55 funcionários que trabalham numa fábrica em queens.

mesquita tem uma gama de produtos leather spa — com atacadores, ceras, palmilhas e cremes — e propostas para criar um franchise, que chegam de outras cidades norte-americanas, do qatar, do dubai e da argentina.

nos últimos anos, chegou também o reconhecimento e, com ele, o trabalho com jennifer lopez e outras estrelas, para quem personaliza os seus sapatos para concertos, videoclips e filmes.

quando os clientes de lojas de luxo como manolo blahnik ou christian louboutin querem reparar ou personalizar os seus sapatos, também é na leather spa que confiam.

carlos explica que passou a vida “a pensar em prazos de cinco anos”, mas agora pensa apenas em prazos de 12 meses.

“o meu objectivo para o próximo ano é ganhar o mesmo dinheiro que no ano passado, mas trabalhar menos”, diz.

lusa/sol