E do chafariz saiu vinho

Imagine-se dentro de um chafariz… a provar vinho! É verdade. A Herdade das Servas foi de Estremoz até Lisboa para apresentar as últimas colheitas e escolheu a enoteca Chafariz do Vinho para o fazer. Em boa hora. Antes de mais, porque é um local histórico situado bem ao cimo da Praça da Alegria.

o museu da água, em parceria com o chafariz do vinho, promovem mesmo um passeio pelas galerias subterrâneas daquele que foi o aqueduto que levava água desde caneças para abastecer a capital. a pequena viagem começa na patriarcal (príncipe real) e sai no chafariz da mãe de água, onde se encontra a enoteca e se podem comer bons petiscos e beber bons vinhos.

e de bons vinhos vamos continuar a falar, acerca do que os enólogos da herdade das servas, luís mira e tiago garcia, trouxeram para nos mostrar. vamos começar pelo herdade das servas reserva syrah/touriga nacional 2009, que envelheceu um ano em barricas novas de carvalho francês (70%) e americano (30%), ao que se somou mais 12 meses em garrafa. a madeira aparece logo ao nariz e ficamos com notas de frutos vermelhos bem maduros, taninos bem presentes, mostrando-se o vinho seco na boca. este tinto pode ser guardado por oito a 10 anos e espanta pelo teor alcoólico de 15%. interessante o facto de a touriga nacional, em menor percentagem (30%), se evidenciar.

partimos depois para o herdade das servas reserva alfrocheiro 2010, um tinto que esteve 14 meses em barricas (metade novas e metade de 2.º ano, para deixar ficar alguma fruta). com aroma a frutos pretos, sugerindo compotas, revela um grande ataque na boca, com volume, corpo, taninos robustos (a garantir longevidade entre oito e 10 anos). tem um enorme final de boca e apresenta, como o anterior, um teor alcoólico de 15%.

por último, falamos de outro tinto, este o herdade das servas reserva petit verdot 2010. passou igualmente por 14 meses em barrica e mais 12 meses em garrafa. apresenta notas de eucalipto, mentol e chocolate, e é macio na boca e bastante elegante e fresco. os seus taninos robustos apontam também para uma longevidade semelhante à dos anteriores.

bem se pode dizer que foi uma prova histórica (pelo local), que fez do vinho o rei do chafariz.

herdade das servas reserva syrah/touriga nacional

ano: 2009

região: alentejo

castas: syrah (70%) e touriga nacional (30%)

herdade das servas reserva alfrocheiro

ano: 2010

região: alentejo

castas: alfrocheiro

herdade das servas reserva petit verdot

ano: 2010

região: alentejo

castas: petit verdot

jmoroso@netcabo.pt