as novas rotas, que estão à venda a partir de hoje, surgem cerca de dois meses depois de a companhia irlandesa ter iniciado a sua operação na portela, com voos para londres, paris, frankfurt, bruxelas e dublin. a presença da transportadora de baixo custo em lisboa representa um investimento de 90 milhões de dólares (66 milhões de euros) e 900 postos de trabalho, indicou ontem o director comercial, david o’brien, numa conferência de imprensa.
o responsável garantiu que a ryanair acrescentará 900 mil passageiros ao aeroporto lisboeta. em 2015, a companhia pretende alcançar cinco milhões de passageiros transportados de e para portugal. em 2013, movimentou cerca de quatro milhões.
“as novas rotas são o fim de alguns monopólios, como os da tap para manchester ou marselha”, afiançou o’brien. o responsável acrescentou ainda que a ryanair tem mantido “consultas” com a nova dona da ana, a francesa vinci, para ver como pode aumentar a operação na capital portuguesa. “estamos à espera que nos digam o que querem. se quiserem novos mercados, terão de desenvolver outra estrutura de preços”, defendeu.
“há um enorme potencial de crescimento para lisboa e a estrutura das taxas aeroportuárias é a única barreira para novos mercados”, sublinhou, argumentando que “a oportunidade existe e pode ser explorada, desde que o nível de taxas seja apropriado”.
em dezembro, o seu primeiro mês completo de operação em lisboa, a ryanair subiu ao pódio da portela, tornando-se na terceira companhia que movimentou mais passageiros – cerca de 31 mil. ficou atrás da tap e da easyjet, mas à frente da lufthansa ou british airways, segundo o presstur. com as novas ligações a iniciar em abril, a companhia terá 124 ligações semanais a lisboa.