RTP nunca será BBC inglesa

Poiares Maduro tem vantagens indiscutíveis: uma carreira académica sólida, que contrasta com as de figuras como Sócrates, Miguel Relvas ou Passos Coelho. O que não o impede de ter limitações de raciocínio que talvez o deixem atrás daquelas figuras.

agora meteu-se-lhe na cabeça que é possível fazer da rtp uma bbc. e pior: acha que chega lá, adoptando a legislação britânica sobre a bbc.

nada mais errado. para vivermos iguais aos britânicos, e com as legislações deles, tínhamos de ser como eles. e não somos. primeira prova, o ministro miguel macedo, que em vez de se demitir depois de os manifestantes da psp subirem em desalinho as escadarias de são bento, preferiu despachar a demissão do director da psp, e depois amansá-lo com um cargo mito bem pago.

ora em relação à rtp, comparativamente com a bbc, nós somos uma espécie de miguéis macedos (embora esteja convencido de que a maioria de nós se portaria melhor do que macedo).

passo a explicar: a espanha, há muito, adoptou a legislação britânica sobre a bbc, para enquadrar a sua televisão pública, a tve (que tem um conselho superior, como a bbc, eleito por maioria qualificadíssima do parlamento). resultado: a tve é talvez a mais governamentalizada das tvs públicas do mundo.

coisa em que poiares maduro, talvez absorvido nos seus estudos académicos, não reparou. pois parece-me ser o futuro da rtp portuguesa. com poiares, definitivamente, não vamos lá. embora lhe apreciemos muito a lisura das qualificações académicas, tão em contraste com a de outros políticos nacionais de maior relevo.