Em meados de Janeiro, abriram as primeiras quatro Clarel no mercado nacional. Duas, em Lisboa e Gaia, resultam da renovação de lojas Schlecker. Outras duas, em Lisboa e Odivelas, são novas. Até ao final do primeiro semestre, a retalhista espera concluir a renovação dos 50 espaços que tem no país, maioritariamente no Norte, avançou ao SOL Pedro Barbosa Viana, director de comunicação da DIA em Portugal, escusando-se a revelar o investimento feito na marca.
Pensada para lojas em centros urbanos, a Clarel disponibiliza 5.000 produtos de cosmética, higiene, alimentação saudável e cuidado infantil, combinando marca própria e de fabricante, detalhou a mesma fonte. Está também a ser introduzida nas mais de mil Schlecker em Espanha.
«Actualmente, as Clarel são lojas próprias da DIA. Como se trata de um conceito que está a ser apresentado agora, queremos consolidar primeiro, analisar a recepção deste modelo de negócio pelos consumidores e posteriormente utilizar o modelo de franquia para crescimento da marca. O desenvolvimento através de franquia é uma vocação do grupo DIA pelo que esta será a evolução expectável», especificou.
Com divulgação de resultados anuais marcada para 20 de Fevereiro, a DIA teve um lucro ajustado de 142 milhões de euros até Setembro de 2013, mais 10,6% face a igual período de 2012. O negócio em Portugal, Espanha e nos países emergentes foi o motor do crescimento.