O número de portugueses em Macau bateu recordes no ano passado. Cerca de 16 mil turistas nacionais estiveram no território, mais 10,6% do que em 2012. Foi a segunda maior subida entre os mercados emissores de turistas para esta região administrativa especial chinesa, atrás dos russos, cujas visitas aumentaram 13,7%.
“Dos últimos quatro ou cinco anos, este foi o ano em que houve mais portugueses em Macau”, indica Rodolfo Faustino, coordenador do Turismo de Macau em Portugal, frisando que “não houve quebra nas viagens de longo curso” e que os operadores estão a incluir a região nos roteiros.
“Além disso, há empresários portugueses à procura de negócios em Macau e, através da região, na China e noutros países asiáticos. E há grande fluxo de jovens interessados em visitar Macau em busca de oportunidades de vida. Por outro lado, dos ex-residentes há uma comunidade muito grande que também está a ir a Macau”, acrescenta.
Portugal é o quinto emissor europeu de turistas para Macau e o ritmo de crescimento de visitantes portugueses tem vindo a aumentar. “Cresceram mais do que os chineses, que subiram 10,2%”, realça o coordenador. Face a 2011, a presença de portugueses no território tinha subido 8% em 2012.
No total, Macau recebeu 29,3 milhões de turistas em 2013 (+4,4%). Atraídos pelo jogo, os chineses são o principal mercado, representando 18 milhões de turistas. Seguem-se os 6,8 milhões de cidadãos de Hong Kong, que registaram uma quebra de 5%.
Além do jogo, o Turismo de Macau está a apostar na divulgação do património, da cultura e da gastronomia, e a investir na captação de congressos.