Carnaval na Madeira com tolerância de ponto

O Governo Regional da Madeira vai dar tolerância de ponto aos seus funcionários na terça-feira de Carnaval.

A taxa média de ocupação hoteleira na última década, no período de Carnaval, rondou os 65% mas a Secretaria Regional do Turismo e Transportes espera, este ano, chegar aos 70%. Os custos globais com o Carnaval madeirense rondam os 280 mil euros, verba que se mantém desde 2011.

As festas arrancam esta quarta-feira e prolongam-se até 5 de Março. O ponto alto é o cortejo alegórico de sábado à noite, 1 de Março: Mais de um milhar de foliões, distribuídos por 10 grupos, com uma dezena de carros alegóricos, desfilarão ao som de músicas seleccionadas, com coreografias previamente ensaiadas e vistosos trajes.

As trupes já preparam os projectos desde Outubro e Novembro de 2013. A ideia deste ano é que cada grupo faça uma associação directa ao brilho e às pedras preciosas.

Algumas trupes fazem integrar nas suas fileiras turistas estrangeiros recrutados em algumas unidades hoteleiras. Há uma trupe, a ANIMAD, que participa no desfile como forma de angariar receitas para a causa animal.

‘Carnaval Brilhante’ foi o tema escolhido pela Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes para a edição de 2014. O tema de 2013 foi ‘Momentos Mágicos’, o de 2012 ‘Os signos do Zodíaco’ e o de 2011, ‘Floresta Mágica’.

No cortejo de sábado participam vários grupos, com milhares de figurantes, que inundam as principais ruas do Funchal de música e alegria. O mesmo espírito que é transposto para os vários hotéis, bares e discotecas.

O itinerário do desfile de sábado será nas Avenidas do Mar e Sá Carneiro, com particular incidência na Praça do Mar. As obras que, neste momento, decorrem na frente mar do Funchal condicionam o percurso do corso que habitualmente passava junto à Praça da Autonomia.

Os restantes dias da quadra carnavalesca estão recheados de animação na baixa da cidade do Funchal – baixa que se veste de gala com motivos decorativos e iluminação, esta última a cargo da empresa que ganhou o concurso público que incluiu o Natal, Fim de ano e Carnaval de 2013 e 2014.

Para 4 de Março, terça-feira de Carnaval, está agendado o ‘Cortejo Trapalhão’ onde os populares dão largas à imaginação e à sátira política e social.

O programa reserva ainda um dia para o ‘Carnaval das Crianças’ e o ‘Carnaval Solidário’, num salutar intercâmbio inter-geracional.

As tradições carnavalescas na Madeira estão profundamente enraizadas: existem registos datados de finais do século XIX que comprovam a vivência lúdica do Carnaval na Região. Com o crescimento da indústria hoteleira, a partir dos anos 70, os bailes passaram a ser organizados pelas unidades hoteleiras de luxo, como o Reid’s Palace e o Savoy Clássico (este entretanto demolido).

Um estudo encomendado pelo Turismo da Madeira – cujos trabalhos de campo aconteceram em 2001 e 2002 – concluiu que as festas de Carnaval, Fim de ano, Festa da Flor e Festa do Vinho da Madeira são os principais cartazes turísticos e que deixam os turistas mais satisfeitos. A Festa da Flor é o próximo evento, agendada para 3 e 4 de Maio.

online@sol.pt