Navio de guerra americano atraca em Lisboa

O navio americano USS BATAAN chegou hoje a Portugal, a primeira paragem desde que largou o porto de Virgínia, nos Estados Unidos, a 8 de Fevereiro.

A bordo encontram-se cerca de 3 mil elementos (mais de mil militares e dois mil marinheiros), que vão estar destacados em várias missões durante os próximos oito meses.

O USS BATAAN, um navio de assalto anfíbio da Marinha Norte Americana, tem cerca de 260 metros de comprimento, com uma viga de 32 metros de altura e atinge uma velocidade superior a 45 km/h.

Baptizado em homenagem à resistência americana e filipina na Península de Bataan (Filipinas), durante a II Guerra Mundial, a embarcação foi comissionada em Setembro de 1997 e encontra-se actualmente preparada para missões não só de assistência humanitária como também de combate, em qualquer canto do mundo.

Entre as várias tarefas humanitárias, prestou apoio após o Furacão Katrina em 2005 – foi o primeiro a chegar ao local -, e o auxílio ao Haiti depois do terramoto, há quatro anos.

O navio contém uma área reservada para os veículos militares e uma ala hospitalar, com uma equipa de cerca de 50 elementos, entre os quais seis médicos, dois cirurgiões e um dentista.

Este ‘mini-hospital’ tem quatro salas de cirurgias, três salas de observações, uma unidade de cuidados intensivos com 14 camas e uma enfermaria com 46 (com capacidade para aumentar até mais de 200). No Haiti, esta ala hospitalar ficou responsável pelo tratamento médico de 96 cidadãos do país, tendo tido inclusivamente o primeiro parto a bordo.

No deque do navio, encontram-se ainda cerca de 30 helicópteros e aviões dos mais variados modelos: AV-8B Harriers, MH53E Super Stallions, MH-60S Sea Hawks, AH-IW Cobra, entre outros. Qualquer um dos aviões está preparado tanto para missões de combate como para missões de ajuda.

De visita à capital portuguesa até domingo, o USS BATAAN encontra-se ‘estacionado’ na Doca do Jardim do Tabaco mas, para a infelicidade de muitos curiosos, não está aberto público.

Veja aqui as imagens

rita.porto@sol.pt