Com apenas 18 anos, Bethany Mota é dos mais recentes fenómenos da internet, com mais seguidores que a cantora Lady Gaga. Guru da moda para milhares de adolescentes de todo o mundo, que seguem religiosamente os seus conselhos, esta californiana criou um império através dos vídeos que faz no seu quarto e publica no YouTube.
Tudo começou há cinco anos. Era Verão e a adolescente, na época com 13 anos, estava desocupada e aborrecida quando decidiu imitar o que tinha visto outras raparigas fazerem: um vídeo sobre dicas de maquilhagem. «Na altura, era vítima de bullying e o YouTube era o meu escape, onde podia expressar a minha criatividade. Não estava preocupada em ganhar popularidade, só me queria divertir», referiu numa entrevista ao programa televisivo americano Today Show. Pegou na câmara dos pais, colocou-a em cima de uns livros e filmou-se.
Cinco anos e centenas de vídeos depois, o sucesso está à vista. Esta vlogger (blogger de vídeos) apresenta-se como a típica rapariga americana, a ‘girl next door’, que parece estar apenas a ter uma conversa descontraída com o seu grupo de amigas.
A maioria dos vídeos é sobre as compras que faz – conhecidos como haul videos -, mas há desde tutoriais de roupa, maquilhagem e cabelos a dicas para decoração de interiores, instruções para fazer acessórios e até comentários sobre o que come.
Sempre tendo em conta aquilo que uma rapariga da sua idade quer ver e saber: apesar de ter feito o secundário com aulas em casa, um dos vídeos mais populares mostra como se arranjar (roupa, maquilhagem e cabelo) para ir para a escola caso se atrasem ou adormeçam. Mas raramente fala de temáticas como amigos ou a escola, ou seja, assuntos que possam de alguma maneira ‘perturbar’ as adolescentes.
Tendo como pano de fundo o seu quarto – o vídeo em que mostra esta divisão é o mais visto, superando sete milhões de visualizações -, a adolescente dá as suas dicas e comenta aquilo que adquire em lojas acessíveis à maioria das jovens da sua faixa etária, como a Urban Outfitters, a H&M, a Forever 21 ou a Aéropostale. Por vezes não se coíbe de criticar as marcas ou os preços praticados.
Sempre bem-disposta e enérgica, Bethany tem palavras descontraídas e motivadoras para todos os que a queiram ouvir, chegando a fazer comentários e piadas ao alcance apenas das amigas mais próximas (no seu caso, dos seguidores mais atentos): «Comprei estes ganchos para o cabelo… Sim, porque eu não sou nada obcecada por ganchos para o cabelo, como vocês sabem», refere num dos vídeos.
Os fãs são a sua bússola, «Os meus seguidores são tudo para mim. Junte-se à família Mota (Motafam)», pode ler-se na sua página de Facebook. Atenta aos pedidos e comentários, Bethany vai mantendo os seus seguidores a par de tudo o que faz, tendo sempre uma legião de fãs a seus pés para onde quer que vá. «Fazer novos vídeos, estar sempre a tweettar, a fazer posts de fotografias no Instagram, interagir com os fãs e ficar a conhecê-los bem é uma prioridade para mim. É a minha responsabilidade. Sem eles eu não estaria aqui, então quero dar-lhes o que eles querem ver», referiu numa entrevista.
O negócio Mota
Em grande parte dos seus vídeos, a californiana oferece produtos aos seus visualizadores em troca de subscrições da sua página, de likes nas suas publicações e de opiniões deixadas em forma de comentário aos vídeos sobre os mais variados temas. No Natal passado, Bethany ofereceu um MacBook Pro com uma capa do estilista Marc Jacobs, uma mala do designer Alexander Wang no valor de 900 dólares e ainda centenas de dólares em cartões-presente, mas insiste que as suas ofertas são todas adquiridas e pagas por ela.
Muitas marcas enviam-lhe produtos na esperança de estes aparecerem nos seus vídeos, mas garante que nas suas publicações só aparece aquilo de que gosta e, apesar de não falar em números – o pai ajuda-a na gestão da sua carreira -, estima-se que tenha um lucro mensal que ronde os 30 mil euros.
Em 2010, criou um segundo canal BethanysLife, com o objectivo de integrar vídeos mais pessoais. Tem ‘apenas’ cerca de um milhão e 700 mil subscritores (no canal principal tem 5,5 milhões).
Em Dezembro do ano passado, desenhou a sua linha de roupa para a cadeia de lojas Aéropostale. A colecção, a que deu o nome ‘Motavating’, oferece uma gama variada de peças de roupa (ver a página anterior) que vão desde os cinco aos 75 dólares.
No início do mês passado, a adolescente esteve em tournée por várias cidades dos Estados Unidos. Durante duas semanas promoveu as suas roupas e contactou pessoalmente com os seus seguidores.
As viagens foram feitas numa autocarro personalizado, que funcionava como ‘casa ambulante’, com quartos, cozinha e sala, entre outras divisões. O quarto do autocarro tinha uma decoração inspirada no quarto de sua casa, permitindo-lhe continuar a gravar e publicar os seus vídeos.