Uma prova de paixão

Desde meados do século XIX que a família Alves de Sousa se começou a dedicar à produção de vinhos generosos provenientes das suas quintas, para abastecer algumas das principais casas exportadoras. Mas no final dos anos 80 do século passado, Domingos Alves de Sousa (4.ª geração da família), desperta para os vinhos de mesa do…

A tradição familiar nos vinhos do Porto parecia ter-se perdido, mas afinal não fora esquecida. No silêncio da adega da Quinta da Gaivosa foram sendo feitas experiências, na procura de um sonho: voltar à produção de vinhos do Porto, mas agora em nome próprio e não para abastecer outras marcas.

Finalmente, 150 anos depois de a primeira geração ter começado com a produção de vinhos do Porto, eis que Domingos Alves de Sousa e o seu filho (e enólogo) Tiago Alves de Sousa fizeram do sonho realidade, e apresentaram os seus vinhos do Porto feitos com uvas de seis quintas, que agora ocupam uma área de perto de 130 hectares.

Provei portos brancos, Ruby e Tawny, exemplos de paixão às terras xistosas do Douro, na entrada num novo ciclo.

Lembro-me dos aromas do primeiro Vintage que fizeram na Quinta da Gaivosa, em 2003, expressão última de uma vinha velha com toda a sua força, a lembrar compota e notas intensas de chocolate e um milagre único: em ano de forte calor, este Vintage revela uma enorme frescura.

E não poderia deixar de mencionar o Vintage de 2011, o melhor dos últimos 50 anos. Revela grande estrutura e notas de ameixas negras e amoras, apresentando um longo final de boca. Um perfil clássico em termos de concentração.

Nos LBV deixei-me encantar pelo de 2009, com notas de fruta madura e muito equilibrado.

Quando entrei nos Tawny, o Quinta da Gaivosa 10 anos surpreendeu-me positivamente. A transição da juventude para a maioridade, que é o que marca os 10 anos, revela uma espantosa evolução e grande elegância. Claro que a chegada ao Tawny Quinta da Gaivosa 20 anos, pleno de especiarias e caramelo, expressou toda a maturidade do vinho.

A família Alves de Sousa voltou, 150 anos depois, às suas raízes, mas a mestria foi sendo passada de geração em geração, oferecendo-nos hoje grandes vinhos do Porto.

Quinta da Gaivosa Late Bottled Vintage
Ano: 2009
Região: Douro
Castas: Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional e vinhas velhas

Quinta da Gaivosa Porto Vintage
Ano: 2003
Região: Douro
Castas: Tinta Amarela, Sousão, Touriga Nacional e vinhas velhas

Alves de Sousa Porto Vintage
Ano: 2011
Região: Douro
Castas: Sousão, Touriga Nacional e Touriga Franca

jmoroso@netcabo.pt