LG aposta nos electrodomésticos inteligentes

A aposta na rentabilização energética dos seus produtos, um patamar acima das classes A+++, uma gama inteligente de electrodomésticos – tecnologia presente em frigoríficos, máquinas de lavar roupa ou loiça – e smarttv’s de dimensões espectaculares, estiveram em destaque na apresentação das novidades da LG para 2014.

Nos frigoríficos, realce para o novo ”inverter linear compressor” que permite a melhor distribuição de frio no interior, e para a versão de portas ‘indoor’, portas interiores colocadas de forma a separar produtos, resguardando o frio em câmaras diferentes e diminuindo o esforço energético e consequente aumento no consumo.

As máquinas de lavar também foram motivo de revisão, agora com características únicas, caso do reaproveitamento da água ou do ‘turbo wash’, uma nova tecnologia patenteada que permite a lavagem rápida através de pulverização, à semelhança de um duche, que poupa água e energia. Aposta também na fiabilidade, e prova disso são os 10 anos de garantia oferecidos.

Nota ainda para a funcionalidade ‘steam softener’, que elimina odores e germes. Estes aparelhos permitem ainda o download de uma aplicação para smartphone ou tablet, onde é possível definir preferências de lavagem e por NFC (o que significa apenas um toque na zona frontal da máquina com o nosso dispositivo) e transmiti-las para que comece a lavagem.

Tudo isto em Veneza, onde o SOL se deslocou no dia 18 de Março, uma visita a uma cidade única, e, este ano, a casa da InnoFest – a festa da inovação da LG.

No domínio dos smartphones, realce para gama L. Também o novíssimo G2 mini e, claro, o G Flex estiveram em evidência. Nos diferentes stands havia peças importantes, outras úteis ou bem desenhadas, caso dos sistemas de som, uma bem estilizada barra de som com DVD, e claro, as muitos esperadas smarttv’s.

Este é um campo onde a marca mostra a sua excelência. Exímia na construção, os seus ultra HD (entre as 49’’ e as 105’’) e o Curved Oled são dignos de nota. O intuito é trazer para casa a experiência de cinema, pela qualidade, pelo ângulo de visão possível e, claro, pelo tamanho.

E se a Oled tv não é novidade – a tv curva que tantas atenções tem recebido -, é novo o seu tamanho, agora com versões de 55’’, 65’’ e 77’’, um portfólio único repleto de imagem e som.

Outra novidade da LG foi a televisão 4k ultra HD, em que a imagem, os detalhes e as cores são vivas, quentes e reais. O painel IPs permite ângulos de visão promissores, com o som imbutido pela harman/kardon, num sistema de som 5.2.

Face à necessidade das smarttv’s apresentarem facilidade de interacção entre imagem e som, foi mostrado o novo WebOS, uma plataforma única que, de forma simples, permite diferenciar, trocar posição de favoritos e organizar canais, um pouco à semelhança do que se faz num smartphone ou tablet, apenas premindo e arrastando.

Se em 2013 a LG apresentou produtos inovadores em várias gamas, o objectivo para 2014 é a conquista de novos mercados. Reconhecendo que, apesar da tímida retoma, a economia continua a apresentar sinais de dificuldade, a marca pretende oferecer a melhor relação preço qualidade.

oscar.rocha@sol.pt