O site Mashable fez uma selecção das 15 palestras mais inspiradoras (entre as mais de 1.400):
1. Jill Bolte Taylor: A Stroke of Insight
[YouTube:UyyjU8fzEYU]
Uma manhã, um vaso sanguíneo do cérebro desta neuroanatomista – pessoa que estuda a anatomia do cérebro – rebentou e rapidamente se apercebeu que estava a ter um AVC. Reacção: “Isto é tão engraçado! Quantos cientistas que estudam o cérebro humano têm a oportunidade de estudar o seu cérebro de dentro para fora?”. A sua apresentação fala da sua “aventura” e o estado de nirvana que alcançou depois do AVC.
2. Brené Brown: The Power of Vulnerability
[YouTube:iCvmsMzlF7o]
A investigadora e professor da Universidade de Houston passou vários anos a estudar a vulnerabilidade, a coragem, a autenticidade e a vergonha.
Nesta palestra, de 2010, Brown questiona como é que aprendemos a aceitar as nossas vulnerabilidades e imperfeições e mostra como aqueles que se ‘atrevem’ a ser vulneráveis são normalmente mais felizes e sentem-se mais ‘merecedores’ de amor.
3. Elizabeth Gilbert: Your Elusive Creative Genius
[YouTube:86x-u-tz0MA]
Jornalista e escritor – autora do bestseller mundial Comer, Orar e Amar –, Elizabeth Gilbert utilizou o TedTalk para tentar mudar a maneira como a sociedade olha para pessoas criativamente geniais na esperança de ajudar artistas a gerirem os riscos emocionais que advêm da criatividade.
“Internalizámos e aceitámos todos que a noção de criatividade de sofrimento estão de algum modo inerentemente ligadas e que o talento artístico vai inevitavelmente acabar em angústia”, afirma Gilbert na sua apresentação.
4. Meg Jay: Why 30 Is Not the New 20
[YouTube:vhhgI4tSMwc]
A maioria das pessoas na casa do 20 tem ouvido, acha ou ouve de outras pessoas que é uma época das suas vidas ‘incoerente’ e que têm tempo para decidir o que fazer com as suas vidas.
A psicóloga clínica Meg Jay, por sua vez, demonstra na sua apresentação a importância desta idade como um período de formação e planeamento de áreas como a carreira, o desenvolvimento de relações e capacidades reprodutivas, e de como esta época poderá definir o ‘caminho’ do resto das suas vidas.
5. Amy Cuddy: Your Body Language Shapes Who You Are
[YouTube:Ks-_Mh1QhMc]
Têm sido feitos vários estudos sobre como os outros lêem a linguagem corporal. Amy Cuddy, psicóloga social e investigadora da linguagem não-verbal, analisa a maneira de como o próprio é influenciado pela sua linguagem corporal – e como algumas posições podem fazer a diferença não só em relação aos outros, mas também no que toca à auto-estima e ao stress.
6. Dan Pink: The Puzzle of Motivation
[YouTube:rrkrvAUbU9Y]
Dan Pink explora a eficácia dos prémios e dos castigos no ambiente laboral, mas não são os prémios comuns. Este ex-redactor dos discursos de Al Gore explica ainda a necessidade de repensar a maneira como gerimos as nossas empresas e como os líderes podem motivar mais eficazmente.
7. Deb Roy: The Birth of a Word
[YouTube:eeYkGsWtUVY]
Deb Roy quis saber como é que o seu filho aprendia a falar então colocou câmaras em toda a casa para ver a sua evolução da fala. É através da aquisição da linguagem do próprio filho que este investigador do MIT explica depois as muitas implicações de aplicar a sua análise de linguagem às notícias, televisão e ‘social media’ – e as estruturas sociais que daí resultam
8. Nilofer Merchant: Got a Meeting? Take a Walk
[YouTube:iE9HMudybyc]
Para Nilofer Merchant, “estar sentada é o ‘fumar’ para a nossa geração”. Afinal passamos mais de nove horas por dia sentados e o que esta directora empresarial propõe é um dia normal de trabalho inovador, ou seja, em vez de ter uma reunião numa sala, ir para um espaço ao ar livre – e perceber como isso potencia novas ideias.
9. Ken Robinson: Schools Kill Creativity
[YouTube:iG9CE55wbtY]
A apresentação de Ken Robinson analisa o sistema de educação norte-americano e algumas das suas características, nomeadamente a maneira como medimos a inteligência, a capacidade académica e como é preciso estimular a criatividade nas crianças.
10. Elon Musk: The Mind Behind Tesla, SpaceX and SolarCity
[YouTube:IgKWPdJWuBQ]
Elon Musk fala sobre os processos mentais por trás de algumas citações: Tesla, SpaceX e SolarCity. Este empreendedor explica alguns dos seus futuros projectos como um carro eléctrico para o consumidor comum, uma empresa de energia solar e um foguetão reciclável, realçando o futuro da energia sustentável e a necessidade de energia solar .
11. Simon Sinek: How Great Leaders Inspire Action
[YouTube:wMLSrqYk0UE]
Dando exemplos de líderes que inspiraram as pessoas que os rodeavam, como Martin Luther King Jr, os fundadores da Apple e os irmãos Wright, este especialista em liderança acredita que a verdadeira inspiração vem de acreditar muito em algo e depois comunicar essa crença aos outros. “As pessoas não acreditam naquilo que tu fazes, mas sim porque é que o fazes”.
12. Sheryl Sandberg: Why We Have Too Few Women Leaders
[YouTube:18uDutylDa4]
Depois de mostrar as diferenças entre homens e mulheres, a directora de operações do Facebook dá alguns conselhos (três dicas) a mulheres aspirantes a líderes de negócios para potenciarem as suas carreiras.
13. Andrew Solomon: Love, No Matter What
[YouTube:9EVEmZ2c_es]
Na sua palestra, Andrew Solomon explica como ser-se diagnosticado com uma doença que pode afectar a vida de uma pessoa. O escritor fala ainda sobre a homossexualidade, nanismo e Síndrome de Down e afirma: “As pessoas têm a sua vida e não querem ser curadas, mudadas ou eliminadas – querem ser aquilo que são”.
14. Bryan Stevenson: We Need to Talk About an Injustice
[YouTube:c2tOp7OxyQ8]
Bryan Stevenson fala sobre a distorção da pobreza e as desigualdades raciais que estão a aumentar nos EUA, discutindo temas como pena de morte e prisão perpétua para crianças. E ainda incentiva as pessoa a falar sobre o passado ou um presente “desconfortável” de modo a resolver a sociedade.
15. Rita Pierson: Every Kid Needs a Champion
[YouTube:SFnMTHhKdkw]
Professora há 40 anos, Rita Pierson disserta sobre a importância das ligações e dos relacionamento na área da educação e como cada criança merece ter alguém que acredite plenamente nela. Uma palestra a que ninguém vai ficar indiferente.