As homenagens chegaram de todos os quadrantes da música electrónica. O DJ e apresentador da BBC Radio 1, Pete Tong, escreveu no Twitter: “Descansa em paz, senhor, génio, revolucionário, inspiração. Abençoado por ter trabalhado contigo”. O também DJ Dimitri From Paris preferiu gravar um set com algumas das músicas favoritas criadas por Knuckles. “Juntei algumas das suas músicas que prefiro, para que o seu legado possa continuar a inspirar outras pessoas”.
Em Portugal, as homenagens também se fizeram ouvir. O programa Música Com Pés e Cabeça, da Antena 3, conduzido pelo DJ Rui Vargas, apresentou um especial de duas horas dedicado a Knuckles. Já no Lux, Dexter, um dos DJ residentes da discoteca de Santa Apolónia, tocou, às 4h da manhã, o tema ‘Your Love’ ao mesmo tempo que, pelos ecrãs do piso superior do Lux, se podia ler ’Frankie, Obrigado!’. “Frankie Knuckles é a essência e era merecidamente chamado The Godfather of House Music pelo seu infinito contributo para este género musical. No sábado quis simbolicamente dizer-lhe ‘Estás cá. Hoje e sempre!’. Foi uma singela homenagem… Sem ele não estaríamos aqui”, explicou Dexter. ‘Your Love’ foi a mais reproduzida das suas faixas. Serviu de ponto de partida para o remix dos The Source para a música de Candi Staton ‘You’ve Got The Love’, mais tarde popularizada pelos Florence + The Machine.
Frankie Knuckles foi uma espécie de evangelista. Mas a sua palavra era a da música, da house music, mais concretamente, género que leva a sua assinatura. Longe da histeria que hoje rodeia muitos dos DJ, Knuckles – que cresceu profissionalmente numa altura em que os DJ chegavam a tocar 12 horas seguidas – defendeu sempre que o que interessava era a música, não ele. “Digo isto a qualquer DJ: ‘No instante em que pensares que és maior do que a música, estás acabado’. Porque o teu tempo há-de acabar e a música fica. A tua função não é estares ali a dizer: ‘Glorifiquem-me e amem-me’”, disse, em 2012.
Foi em Chicago que Frankie Knuckles se afirmou como DJ e produtor musical, mas os primeiros passos foram dados em Nova Iorque, cidade onde nasceu. Francis Nicholls, o seu nome de baptismo, nasceu a 18 de Janeiro de 1955, no Bronx. Começou por estudar Design Têxtil, no Fashion Institute of Technology. Em simultâneo trabalhava como DJ, tocando soul, disco e R&B, ao lado do amigo Larry Levan, no Continental Baths, no Ansonia Hotel, um ponto de encontro da comunidade gay. Quando Levan foi convidado para ser DJ no novo clube da berra, o Paradise Garage, em Manhattan, Knuckles acompanhou-o, continuando a ser uma espécie de braço direito do amigo.
Em 1977 tem a sua grande oportunidade ao ser convidado para DJ residente do novo Warehouse Club, em Chicago. Chegado à cidade ventosa apercebe-se que o disco, género que dominava, estava, na verdade, a cair em desgraça. Knuckles começa a manipular cassetes, prolongando as passagens instrumentais das músicas, recorrendo a caixas de ritmo. Aos poucos, um novo estilo dava os primeiros passos: a house music. “Um dia passei por um cartaz de um clube em Chicago que dizia ‘Aqui tocamos música house’. Perguntei o que queriam dizer com aquilo e responderam-me que tocavam a música do House, do Warehouse”, recordou na mesma entrevista. Sem querer, Knuckles tinha transformado o Warehouse na incubadora da house music.
O DJ foi residente desta discoteca até 1982, ano em que abriu o seu próprio clube, o The Power Plant, que, no entanto, fechou cinco anos depois. A partir desta data Knuckles regressou a Nova Iorque e fundou, juntamente com o também DJ David Morales, a Def Mix Productions. Além disto, o DJ passou a dedicar-se ainda mais às tournées. Tocou um pouco por todo o mundo, com destaque para Londres e Ibiza; e assinou remisturas para nomes como Michael Jackson, Diana Ross e Whitney Houston. Aliás, foi esta capacidade para reinterpretar as músicas dos outros que lhe valeu, em 1997, um Grammy pelas melhores remisturas. Foi o primeiro prémio alguma vez atribuído nesta categoria. Antes, porém, em 1991, Knuckles tinha lançado o seu primeiro álbum, Beyond The Mix, onde se destacava o tema ‘The Whistle Song’, ainda hoje uma faixa incontornável nas pistas de dança de todo o mundo.
Mas nem só de música se fizeram os 59 anos de Frankie Knuckles. Esteve sempre associado a instituições de luta contra a sida e de defesa dos direitos das crianças. Por tudo isto, em 2004, a cidade de Chicago dedicou-lhe o dia 25 de Agosto, data em que inaugurou a Frankie Knuckles Way, troço da rua onde ficava o Warehouse. O responsável por esta decisão foi o então senador do Illinois, hoje Presidente dos EUA, Barack Obama.
[YouTube:LOLE1YE_oFQ]