Sol & Sombra

A semana vista por José António Lima

SOL

Carlos Silva

O líder da UGT marcou o ritmo da concertação social (e a agenda política) ao fazer depender qualquer acordo futuro do aumento do salário mínimo. Obrigou Passos Coelho a voltar atrás com o discurso que vinha fazendo nesta matéria e a propor mesmo, no Congresso dos TSD, discutir já esse aumento. Sem UGT não há concertação social, como todos sabem, e o líder da central sindical sabe fazer valer o peso desse factor. Dando-se até ao requinte de recusar qualquer aumento do salário mínimo antes das europeias de 25 de Maio, para evitar aproveitamentos eleitoralistas dos partidos do Governo.

Miguel Frasquilho

Já foi secretário de Estado do Tesouro, é vice-presidente da bancada parlamentar do PSD e uma das vozes mais respeitadas da área social-democrata nas questões económicas e financeiras. Agora foi nomeado para presidir à AICEP, sucedendo a Pedro Reis. No momento em que a evolução da economia do país começa a dar sinais animadores e há condições mais favoráveis para o investimento, o deputado tem boas perspectivas para obter resultados positivos no seu mandato à frente da AICEP.

&SOMBRA

Durão Barroso

Não está a ser feliz este seu regresso à vida política doméstica. Primeiro, com a entrevista onde disparou em todas as direcções, quebrando a regra de não se imiscuir na política interna dos Estados-membros enquanto desempenhar as funções de presidente da CE. Agora, ao organizar uma conferência da Comissão em Lisboa, com seis comissários de bruxelas e vários ministros de Passos Coelho, a pouco mais de um mês das eleições europeias. Com os partidos da oposição colocados à margem da conferência, é grande o risco de se confundir este evento com um comício de campanha eleitoral…

José Sócrates

A forma agastada e mal educada como reagiu aos factos (e não às opiniões) que José Rodrigues dos Santos contrapôs na RTP às suas teses é bem reveladora do seu estilo autoritário e intolerante de fazer política. Quando os argumentos não sopram a seu favor, derrapa facilmente para o ataque pessoal e o insulto. Muito ilustrativo.

jal@sol.pt