Em Braga, o orçamento do Enterro da Gata de 2014 – entretanto cancelado devido à morte de três caloiros – era de 750 mil euros (menos 50 mil euros que em 2013). O cartaz incluía Pedro Abrunhosa e Quim Barreiros (que actuará noutras festas universitárias pelo país). A organização, como todas as outras, é habitualmente custeada com as receitas de bilheteira e por patrocinadores.
A Festa Académica em Lisboa, entre 12 e 17 de Maio, está previsto custar entre 350 e 400 mil euros – valor que inclui custos com artistas (o maior investimento, contando com nomes internacionais como o rapper Nelly) e segurança, entre outros. “Cerca de 60% das receitas vem das bilheteiras e o restante de patrocinadores”, explica Marcelo Fonseca, presidente da associação académica, acrescentando que a organização envolve cerca de mil pessoas.
Na Queima das Fitas em Évora (31 de Maio a 7 de Junho), a organização conta com uma verba mais reduzida: 200 mil euros. A principal fonte de receita são as bilheteiras e o presidente da associação académica, Luís Pardal, salienta que “a Queima não gera muitos lucros”. Apesar de juntar 45 a 50 mil pessoas, o evento este ano não vai contar com um dos seus habituais patrocinadores, a CGD.
A Queima das Fitas do Porto (4 a 11 de Maio), por sua vez, prevê gastar um milhão e 400 mil euros – mas Rúben Alves, presidente da Federação Académica, ressalva que “o valor está inflacionado” pelo facto de ser a federação quem compra as bebidas, para depois vendê-las às bancas das diferentes faculdades. “Os encargos com direitos de autor são também uma despesa significativa e a lógica orçamental é para ser o mais prudente possível, muitas vezes não chegamos a estes valores”, diz. A festa envolve mais de 1.200 estudantes, voluntários, e contará com artistas como o brasileiro Marcelo D2 e os DJ holandeses John Christian e Nicky Romero.
Já a verba da Festa Académica da Universidade do Algarve (iniciada dia 1e que termina a 11 de Maio) é de meio milhão de euros, sendo que 60% vai para a logística. O evento, que conta com cerca de 1.500 pessoas na organização e irá ter em palco o DJ francês Martin Solveig, os portugueses Dealema, 5-30, Valete, entre outros.