SOL
Cristiano Ronaldo
Mais uma final no currículo, mais um recorde de golos – 16 numa só edição da Champions (era de 14, até agora, de Messi e Altafini). E, quando se temia que a lesão viesse afectar o seu rendimento no Mundial, eis que reaparece a marcar golos fantásticos (contra o Osasuna) e a bisar em Munique, na eliminação do campeão europeu Bayern. Pode acrescentar em breve mais uma Champions aos seus troféus. E, se o Mundial do Brasil lhe correr bem, estará na linha da frente para mais uma Bola de Ouro. Quanto à Bota de Ouro, em despique com Suárez do Liverpool, já é quase sua – e será a terceira, igualando Messi.
Jorge Moreira da Silva
O ministro do Ambiente decidiu enfrentar o lóbi e as rendas privilegiadas da energia, impondo à Galp a utilização de mais-valias para reduzir tarifas do gás natural e baixar os custos dos consumidores até 5% ao ano, a partir de 2015. A Galp, como é natural, não se cansa de protestar; pode estranhar-se que o Governo vise as rendas de energia e esqueça as das telecomunicações, por exemplo; e até acusar-se a medida de eleitoralista. Mas é, sem dúvida, uma boa notícia para a maioria dos cidadãos.
SOMBRA
José Mourinho
Construiu a sua aura de treinador de topo como um ganhador em qualquer clube e em qualquer Campeonato. Ora, este ano está à beira de nada ganhar no Chelsea, nem uma Taça. E, com a quarta eliminação consecutiva nas meias-finais da Champions, começa a ser apelidado de perdedor crónico. Sem esquecer que o Real pode conseguir agora a 10.ª Champions, que ele falhou nos seus três anos em Madrid. Uma época sem brilho num Chelsea com um futebol defensivo e maçador que só afasta espectadores dos estádios.
Passos Coelho
Aumenta o IVA, aumenta a TSU, aumentam outros impostos sobre o consumo, aumenta o descrédito do Governo. E desmente-se aquilo que ele, Portas e outros ministros vinham prometendo ao país. A gestão política desta última semana e da saída da troika está a ser um desastre.