Portugal sobe no top 20 dos países com mais congressos

Portugal subiu quatro lugares no top 20 dos destinos mais procurados do mundo para reuniões associativas internacionais em 2013, saltando para a 13ª posição. O país acolheu 249 eventos deste género, mais 36 do que em 2012.

Portugal sobe no top 20 dos países com mais congressos

Segundo dados da ICCA – International Congress & Convention Association (Associação Internacional de Congressos e Convenções) divulgados hoje, esta lista é liderada pelos Estados Unidos da América, onde se realizaram 829 reuniões, Alemanha, Espanha, França e Reino Unido.

“A qualidade da oferta de alojamento, das infra-estruturas e serviços, a existência de boas ligações aéreas, aliadas à capacidade organizativa dos agentes envolvidos, colocam-nos entres os melhores do mundo”, valorizou o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, citado em comunicado.

Já Lisboa passou do 15º para 9º lugar, com 125 reuniões (contra 106, em 2012), à frente de Praga, Amesterdão, Bruxelas e Copenhaga. E o Porto subiu da 53ª para 46ª, somando 51 reuniões.

Reforçando o seu posicionamento enquanto destino de turismo de congressos e de negócios, analisando a nível europeu, o país subiu três postos, para o 7º lugar. E a capital evoluiu cinco postos, para a 8ª posição.

ana.serafim@sol.pt