A bicicleta que cabe dentro de uma mala

Gostava de ir para o trabalho de bicicleta mas tem medo que a roubem? Ou não tem espaço para a arrumar? A partir de agora já não vai ter desculpas para não fazer exercício e ajudar na preservação do meio ambiente ao mesmo tempo.

O Bike Intermodal, um projecto financiado pela Comissão Europeia, desenvolveu um protótipo de bicicletas eléctricas dobráveis que pesam menos de 7,5kg e cabem dentro de uma mala.

Criada com o objectivo de simplificar a mobilidade nas zonas urbanas e evitar os furtos em ascensão, “esta bicicleta pode ser colocada numa mala de 50cm x 40cm x 15cm, sendo facilmente armazenada e transportada. As peças que compõem o veículo são totalmente recicláveis, oferecendo um ciclo de vida ecológico na sua produção, utilização e reutilização”, explica a start up em comunicado.

De acordo com Alessandro Belli da Tecnologie Urbane, um dos principais parceiros do projecto e fundador da Bike Intermodal, “com este veículo, combinamos as melhores práticas de design, produção e montagem. O uso dos materiais de ponta possibilitou o fabrico de um motor extremamente compacto, leve e atractivo, que se adapta facilmente às necessidades da vida urbana”. 

Por ano são produzidas 135 milhões de bicicletas, das quais apenas 2% são dobráveis. “Reforçámos a resistência da bicicleta, limitando o número de peças e utilizando os materiais mais fortes e leves, como o magnésio. Cada elemento que compõe esta bicicleta é testado e pode ser reciclado”, acrescenta Alessandro Belli.

A empresa está em negociação com investidores e accionistas da indústria automóvel para levar o protótipo para o mercado. 

Alessandro Belli adianta que uma versão da bicicleta sem motor poderá custar cerca de 800 euros, e com motor 1.300 euros. Uma versão mais minimalista poderá custar 500 euros. 

“Com mais de dois terços da população a viver em cidades, e sendo expectável que este número continue a subir, o mercado potencial é considerável”, conclui. 

O projecto de investigação Bike Intermodal recebeu 1, 5 milhões de euros de financiamento da Comissão Europeia.

sara.ribeiro@sol.pt