A Portugal Telecom (PT) foi responsável por 38,4% deste total. De Janeiro a Março o grupo presidido por Henrique Granadeiro investiu cerca de 45 milhões de euros em publicidade, o que representa um aumento de 16,1%, face ao mesmo período do ano passado.
A este montante acresce ainda o investimento por parte da insígnia TMN (desde o início do ano Meo). Nestes três meses a operadora gastou 18 milhões de euros para promoção, um aumento de 95,4%.
A empresa que se fundiu recentemente com a brasileira Oi, não só é a maior anunciante do sector, como aumentou o investimento em praticamente todos os segmentos (televisão, rádio, imprensa, exterior e internet), à excepção do cinema. Nesta área, gastou menos 18%.
Porém, a ‘liderança’ da PT não deverá manter-se no próximo trimestre, tendo em conta a campanha multimeios que a Zon Optimus lançou recentemente, para promover a nova marca Nos – insígnia que nasceu da fusão entre as duas operadoras, e substitui as marcas Zon e Optimus.
No primeiro trimestre de 2014 a Zon Optimus (antes de ser Nos) investiu um total de 31 milhões de euros. Já a marca Optimus, de forma isolada, investiu 17 milhões, um acréscimo de 9,7%. Pelo contrário, a Zon Multimedia cortou para quase metade o budget publicitário durante este período.
A Vodafone também não fica muito atrás destes valores, antes pelo contrário. A operadora liderada por Mário Vaz aumentou o investimento publicitário em 51% para 32 milhões de euros. Esta subida reflectiu-se essencialmente nos segmentos de televisão (+103%) e rádio (128%).