As multinacionais voltam a dominar a lista do top 20, liderada pela Google, mas onde também se incluem a Nestlé, Danone, Microsoft, Rolex, Sony, Ikea entre outros.
"A boa reputação das marcas e empresas é decisiva para os consumidores com 73% destes a recomendar e assumir ter intenção de compra de produtos e serviços das empresas no top 10 das mais reputadas", explica o Reputation Institute em comunicado.
Este ranking também é relevante para os investidores, onde 52% referem estarem dispostos a investir no grupo das 10 com melhor reputação.
“Em períodos de crise os consumidores tendem a defender e proteger as marcas e empresas que lhe são mais próximas, como é o caso das marcas portuguesas. Por outro lado, as marcas e empresas que mais investiram no último ano, na relação e interacção com os seus stakeholders e que estão mais presentes no seu dia-a-dia, são aquelas que tendem a ser mais valorizadas ao nível da reputação”, comentou Pedro Tavares, representante do Reputation Institute em Portugal.
O estudo Portugal RepTraK Pulse 2014 também avaliou a reputação das empresas que integram o PSI 20, onde os inquiridos consideram a Sonae como a empresa mais reputada entre as cotadas na bolsa portuguesa.
Seguem-se os CTT, a Galp Energia, a Jerónimo Martins e o Grupo Portucel Soporcel.
Participaram neste estudo mais de 40.000 cidadãos representativos da população em termos de região, género, idade e grau de formação, que em duas fases entre Outubro de 2013 e Março de 2014 avaliaram um universo de mais de 170 empresas a actuar no mercado português.