E criou-se uma certa expectativa sobre o evento, já que se tratou da primeira apresentação em solo nacional desta jovem marca. Com pompa e circunstância, no discurso ficou bem patente a aposta no desenvolvimento dos seus próprios dispositivos.
O resultado é a gama Aquarius E, com diferentes tamanhos e características de acordo com diferentes necessidades e bolsas. Aliás, ficou bem expressa a ideia da empresa em fornecer dispositivos ao mais baixo preço versus performance, bem como livres de operador.
Foram divulgados assim os modelos Aquaris E4, Aquaris E4.5, Aquaris E5 e Aquaris E6 que têm 4, 4,5, 5 e 6 polegadas, respectivamente. Uma nova família com atributos de realce como as estruturas, totalmente produzidas em alumínio, para assegurar os rigores da robustez com peso reduzido.
Algo comum aos anteriores modelos, e que se mantém, é todos serem dispositivos Dual SIM. Diferem em processadores, com quad-core (modelos E4, E4.5 e E5) e octa-core ( E5HD e E6), capacidades de armazenamento que variam entre os 8Gb e 16GB, expansíveis por cartão microSD e a câmara fotográfica, indispensáveis, e desde 8Mpx e até os 13Mpx .
Uma das características pouco vulgares, e dúvida colocada na apresentação, foi a conectividade 3,5G (ausência de LTE). Mas a marca salientou que preferiu investir noutras características, hardware necessário e de mais valia, algo que fosse mais necessário, tendo por exemplo o som Dolby, ao invés do 4G. Acrescentou que a velocidade versus o real serviço prestado pela operadora não compensava o valor acrescentado que teria cada dispositivo.
Já a versão do sistema Android mereceu rasgados elogios. Apresenta-se aqui no seu estado puro, simplificado ao máximo. Ou seja, não há 'capas', interfaces da marca a sobrecarregar o sistema. Simples e rápido. A BQ nota que estes são os primeiros dispositivos no mercado a possuírem a versão Android 4.4 KitKat em processadores MediaTek. Os restantes modelos (versões quad-core) da marca também serão abrangidos pela actualização.
A garantia é ponto fulcral e teve lugar de destaque. Como? Com vista a dar credibilidade a uma marca jovem, e plenamente confiantes no seu produto, assegurando até 5 dias entre levantamento, reparação e entrega com custo zero para o cliente.
Uma nova família que faz jus aos seus anteriores lançamentos, que tenta chegar ao público e agradar. Certo que há tamanhos próximos (4'' e 4,5'') que poderão criar alguma indecisão na escolha, e o Phablet (6'') que é um campo recente no mercado e que ainda emerge neste mundo dos dispositivos. Mas tendo em conta o que é oferecido, e o mérito de ter cunho próprio no design e desenvolvimento. Uma marca a ter em conta no desempenho…e preços.