Arcade Fire, Lorde e homenagem a António Variações hoje no Rock in Rio

O regresso dos canadianos Arcade Fire e a estreia da neozelandesa Lorde, em palcos portugueses, marcam hoje o Rock in Rio Lisboa, num dia em que o Palco Mundo recebe ainda uma homenagem ao músico António Variações.

O grupo canadiano encerra o Palco Mundo, às 23h55, com um concerto que terá por base "Reflektor", o mais recente álbum, editado em Outubro.

Os Arcade Fire formaram-se há dez anos, em Montreal, tendo lançado o EP "Arcade Fire" (2003) e os álbuns "Funeral" (2004), "Neon Bible (2007) e "The Suburbs" (2010), que lhes valeu em 2011 o prémio Grammy de álbum do ano.

O grupo já actuou três vezes em Portugal, nos festivais Paredes de Coura e Super Rock.

Antes dos Arcade Fire, pelas 22h00, sobe ao Palco Mundo a cantora neozelandesa Lorde, que lançou em 2013 o álbum de estreia "Pure Heroine", que lhe valeu este ano dois prémios Grammy.

Considerada pela revista Time uma das mais influentes adolescentes de 2013, Lorde, de 17 anos, é o nome artístico de Ella Yelich-O'Connor, que assinou contrato discográfico em 2009, com 13 anos, e pouco depois lançou o EP "The love club EP", que inclui o tema "Royals".

O Palco Mundo arranca em português, às 19h00, com os Deolinda, os Linda Martini, Gisela João e Rui Pregal da Cunha, numa homenagem ao músico António Variações, que este ano completaria 70 anos.

Entre a homenagem a Variações e a estreia de Lorde, há ainda espaço para ouvir o britânico Ed Sheeran, 23 anos e uma mistura de pop, folk e hip-hop. Terá novo álbum, "X", a sair em Junho.

Hoje, pelo palco Vodafone passam os portugueses Unifyer (16h45) e Capitão Fausto (18h00) e os ingleses Wild Beasts (20h00).

No terceiro palco, Eletrónica, as actuações arrancam apenas pelas 22h00, com os Ramboiage, e estendem-se até às 03h00 com Frivolous. Pelo meio, será possível assistir-se às actuações de Flow & Zeo, Apollonia e Benoit & Sergio.

O Rock in Rio termina no domingo.

Lusa/SOL