Portugueses compraram 6 mil smartphones por dia

Os consumidores portugueses são cada vez mais adeptos das novas tecnologias. No ano passado foram vendidos 4,1 milhões de telemóveis, mais 20% face a 2012, segundo dados da consultora IDC. Deste total, mais de metade eram smartphones, o que dá uma média de seis mil dispositivos comprados por dia em Portugal.

A Samsung lidera as preferências dos consumidores, tendo vendido no ano passado 2,5 vezes mais telemóveis inteligentes do que a segunda marca preferida em Portugal, a LG.

No total, a marca sul-coreana vendeu 706 mil smartphones em Portugal, um crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior.
A LG comercializou 289 mil (+238%), enquanto a rival Apple passou para a terceira posição, com a venda de 253 mil iPhones (+69%). Da Sony, foram comprados 170 mil equipamentos, uma subida de 66,4%.

Poupar na factura

Apesar de estarem dispostos a abrir o cordão à bolsa para adquirir as últimas novidades no mercado, o mesmo não se aplica à conta mensal de telemóvel: os portugueses querem poupar cada vez mais na factura e as operadoras têm de oferecer preços vez mais baixos, com a concorrência.

As receitas de telecomunicações móveis caíram 11% no ano passado, para 1.999 milhões de euros, segundo o último relatório da entidade reguladora do sector, a Anacom.

Em média, os portugueses pagaram 14,50 euros por mês na conta do telemóvel do ano passado, de acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest. Valores que, comparados com 2004, caíram para quase metade.

Os portugueses podem ter poupado no total da factura, mas não cortaram no tempo que falam ao telemóvel: o número de minutos de conversação aumentou 3,2%, para 5,8 mil milhões.

De acordo com a Anacom, este acréscimo “dever-se-á ao lançamento de ofertas com chamadas ilimitadas para todas as redes móveis”. Os tarifários TMN Unlimited, M4O, Vodafone Red, Optimus Smart ou ZON Iris 4+ são alguns dos exemplos.

O regulador revela ainda que existiam em Portugal cerca de 4,7 milhões de utilizadores de banda larga móvel no final do ano passado. Um aumento de 5,7% em temos homólogos.

Os utilizadores deste serviço representam 35,3% do total de cartões activos – 13,2 milhões. A Anacom justifica este valor com a evolução da internet no telemóvel, sublinhando “os tarifários que integram voz e dados móveis” e a “crescente penetração dos smartphones, que atingiu 40,4% em Dezembro”.

No que toca aos SMS, no ano passado foram enviados cerca de 6,5 mil milhões (-6,1%).
O tráfego de mensagens escritas tem vindo a abrandar nos últimos anos devido ao aparecimento de formas alternativas de comunicação, via internet: através das aplicações WhatsApp e Viber, por exemplo, é possível enviar SMS gratuitos.

Liderança é da Meo

A TMN, que desde o início do ano opera com a marca Meo, liderou a quota de mercado das telecomunicações móveis no ano passado, com 45%. Seguiu-se a Vodafone (38,3%) e a Optimus (13,5%). A Zon, que se fundiu com a Optimus no ano passado, tinha uma quota de 1,3%.

Os tarifários pré-pagos são os que atraem mais clientes (67,8%). Porém, os planos combinados foram os que registaram o maior aumento de adesões (18,8%). O crescimento destes planos é explicado pelo regulador do sector “pelo lançamento, no início do primeiro trimestre de 2013, de ofertas multiple-play que integram o serviço telefónico móvel”, como o M4O.

sara.ribeiro@sol.pt