Já o vento tende a soprar em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral e moderado a forte nas terras altas até ao final da manhã.
No grupo ocidental dos Açores são esperados períodos de céu muito nublado com abertas, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde, prevendo-se aguaceiros fracos especialmente na madrugada e manhã, enquanto no grupo central e oriental haverá períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros fracos e dispersos.
Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, com aguaceiros fracos nas vertentes norte e as máximas a rondar os 23 graus Celsius no Funchal.
Em Lisboa são esperados 22 graus Celsius, Faro e Beja são as cidades mais quentes com as máximas esperadas de 27, Évora e Castelo Branco 26, 23 em Bragança e Portalegre, 22 em Braga, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz, 20 em Sines, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo e Viseu, e no Porto 19.
Quase todo o país apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, vinte e duas regiões do país apresentam hoje níveis muito altos de exposição à radiação UV.
As regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada, apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV.
Nestas regiões, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar e a evitar a exposição das crianças ao sol.
Com risco moderado estão as regiões do Funchal, enquanto Santa Cruz, Porto Santo, Horta e Angra do Heroísmo.
O IPMA aconselha que sejam usados, nestas regiões, óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protector solar, lembrando que a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.
Lusa/SOL