Se a pintura causou sempre polémica – inclusive em Portugal, em 2009, quando a PSP apreendeu livros numa feira por considerar pornográfica a capa com o quadro de Courbet – ao vivo pode ser ainda mais difícil.
A artista Deborah de Robertis enfrentou a polémica e preferiu uma postura mais pessoal de A Origem do Mundo, de Gustave Courbet, quadro de 1866 que mostra o sexo de uma mulher. No museu onde está exposto o quadro, em Paris, Robertis decidiu posar em frente à obra, sentada e de pernas afastadas, na mesma posição que o modelo da pintura.
“Le miroir de l’origine” (O espelho da origem) é uma intervenção da artista que pretendia chamar a atenção dos visitantes, “fragmentos do espelho”, para o “olhar ausente de libido da pintura de Courbet”, explicou Robertis ao site “Secondsexe”.
Escolheu o Dia da Ascensão e caminhou até à obra ao som de "Avé Maria" de Schubert, interpretada por Maria Callas. E disse um poema, sentada e despida. “Eu sou a origem/Sou todas as mulheres/Tu não me viste/Quero que me reconheças/"virgem como a água criadora do esperma".
SOL