Arranca hoje à noite, pelas 22h30, no Funchal, o primeiro espectáculo piromusical integrado no ‘Festival do Atlântico 2014’, com o Tema “Baladas de Rock”.
Antes do espectáculo, pelas 21 horas, na entrada do cais da cidade, terá lugar o primeiro dos quatro espetáculos musicais de início de Verão, da responsabilidade da Orquestra Ligeira da Madeira.
Efectivamente, de hoje até 28 de Junho, num investimento público a rondar os 360 mil euros, a Madeira promove o ‘Festival do Atlântico’ que garante uma ocupação média hoteleira de 80%, taxa que só foi atingida no ano de 2008 e que representa um acréscimo de 10% relativamente a 2013.
Para assegurar o fogo-de-artifício dos 4 sábados do mês, a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes lançou um concurso para aquisição de serviços para os espectáculos pirotécnicos pelo preço-base de 199 mil euros.
O ‘Festival do Atlântico’, evento que marca o início da época de Verão na Madeira, integra um conjunto de iniciativas distribuídas ao longo do mês de Junho, sendo de realçar os espectáculos piromusicais, o Festival de Música da Madeira e a Semana Regional das Artes.
Os espectáculos piromusicais decorrem nos quatro sábados consecutivos do mês de Junho, pelas 22h30 no molhe exterior da Pontinha, com duração aproximada de 20 minutos cada, que conjugam fogo-de-artifício e música.
A Semana Regional das Artes é um evento da responsabilidade da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos /Direcção Regional de Educação/Gabinete Coordenador de Educação Artística, inserido pela segunda vez no programa do ‘Festival do Atlântico’.
Este evento congrega um conjunto de iniciativas culturais, nomeadamente a "Festa no Jardim", os Encontros Regionais de Modalidades Artísticas, a Exposição Regional de Expressão Plástica e a ESCOLartes, a decorrer nas Placas Centrais da Avenida Arriaga, Espaço Infoarte da SRT, Teatro Municipal Baltazar Dias e no Auditório do Jardim Municipal.
Está assegurada animação na baixa do Funchal, ao longo do mês de Junho, todos os Sábados, antes e após os espectáculos piromusicais, bem como manifestações de cariz religioso e popular, como as Festas dos Santos Populares, os tradicionais Altares de São João e a XXIV Feira do Pão Regional, no Largo da Restauração.