Mais autocarros na noite de Santo António

A Carris vai reforçar com 12 autocarros, a maioria articulados, a rede da madrugada de 12 para 13 de Junho, noite de Santo António, em Lisboa, face “ao previsível aumento da procura de transporte”, indicou hoje a empresa.

Mais autocarros na noite de Santo António

Em comunicado, a Carris informou que os reforços vão ocorrer no Cais do Sodré com a carreira 201, que segue para Alcântara, Belém e Algés e 202 que vai para o Rato, Campolide, Sete Rios, Benfica e Pontinha.

A Avenida Infante D. Henrique vai ser reforçada com as carreiras 206 (Sapadores, Chile, Alvalade, Lumiar) e 210 (Xabregas, Poço Bispo, Olivais-Sul, Oriente, Prior Velho), enquanto na Praça da Figueira vai ser reforçada a carreira 208 (Chile, Areeiro, Olaias, Chelas, Olivais, Encarnação, Oriente).

No Marquês de Pombal, o reforço vai ser feito na carreira 207 (Campo Pequeno, Campo Grande, Lumiar, Charneca).

A Carris alertou, ainda, para a ocorrência de perturbações no serviço na quinta e sexta-feira devido aos Casamentos de Santo António, ao desfile das Marchas Populares e à Missa e Procissão de Santo António.

Assim, na quinta-feira e por causa dos Casamentos de Santo António, o trânsito vai estar cortado junto à Sé e nos bairros populares, pelo que, a partir das 18:00 o autocarro 734 vai funcionar apenas entre o Martim Moniz e Sapadores, em vez de ir até Santa Apolónia, enquanto o 737 (Praça da Figueira — Castelo) termina o funcionamento às 13:00.

Nos eléctricos, o 12 (com partida e chegada na Praça da Figueira) também vai parar às 13:00, o 15 (Praça da Figueira — Algés) vai funcionar apenas entre o Cais do Sodré e Algés a partir das 18:30, o 28 (Martim Moniz — Campo de Ourique) vai circular apenas entre o Largo de Camões e Prazeres a partir das 13:00 e o ascensor da Bica para de trabalhar às 17:00.

Segundo a Carris, estas alterações vão manter-se até final da limpeza das vias, "o que poderá ocorrer apenas durante a manhã" de sexta-feira.

Devido às Marchas Populares, será cortado o trânsito na quinta-feira na Avenida da Liberdade, na rua Braamcamp, nos Restauradores e no Rossio a partir das 19:00.

Assim, as carreiras 706 (Cais do Sodré — Santa Apolónia) e 774 (Campo de Ourique — Gomes Freire) vão ter uma alteração do percurso via Marquês de Pombal e a 709 (Restauradores — Campo de Ourique) vai funcionar apenas entre o Marquês de Pombal (Avenida Alexandre Herculano) e Campo de Ourique.

A carreira 711 (Terreiro do Paço — Alto da Damaia) funcionará apenas entre o Marquês de Pombal e Alto da Damaia, enquanto a 732 (Marquês de Pombal — Caselas) vai funcionar apenas entre o Rossio e Caselas.

A Carris indicou, ainda, que a carreira 736 (Cais do Sodré — Odivelas) vai circular em dois troços: Cais Sodré — Rossio e Marquês de Pombal — Odivelas, a 759 (Restauradores — Gare do Oriente) funcionará apenas entre o Rossio (posteriormente Praça da Figueira) e a Estação do Oriente e a 207 (Cais do Sodré — Fetais) vai sofrer uma alteração de percurso via Rua do Alecrim, Príncipe Real e Rato.

Na sexta-feira, devido à Missa de Santo António vai ser cortado o trânsito junto à Sé a partir das 11:00 e a carreira 737 e o eléctrico 12 não vão funcionar entre as 11:00 e as 13:00.

O eléctrico 28 vai funcionar apenas entre o Largo de Camões e os Prazeres entre as 11:00 e as 13:00.

Por causa da Procissão de Santo António, o trânsito vai estar interrompido junto à Sé e nas ruas adjacentes a partir das 15:30 e a carreira 737 não vai funcionar entre as 15:30 e o final da procissão.

O eléctrico 12 também não vai funcionar nesse período e o 28 funciona apenas entre o Largo de Camões e os Prazeres entre as 15:30 e o final da procissão.

Lusa/SOL