As telecomunicações e a informática continuam a ser os motores de crescimento, em grande parte devido aos tablets. Foi o produto informático que mais captou a atenção dos consumidores. Segundo o mesmo estudo, os tablets já representam um terço do mercado informático.
De acordo com o Observatório Toshiba, que reúne dados próprios e de empresas de estudos de mercado e consultoras, no ano passado venderam-se mais tablets do que portáteis.
Os portugueses compraram 760 mil unidades em 2013, um crescimento de 134%, com os tablets a representarem já 58% do total de computadores móveis.
Os dispositivos com sistema operativo Android representaram 65% das vendas, mas sem haver uma marca que se destacasse na liderança. A Asus, a Acer e a Samsung são algumas das marcas que utilizam o sistema operativo da Google, e que durante o ano passado dividiram a liderança com a Apple, em períodos alternados.
Electrodomésticos em alta
Mas as compras tecnológicas dos portugueses não ficam por aqui. O último trimestre trouxe boas notícias ao universo dos pequenos electrodomésticos.
Este segmento cresceu 6,5%, em grande parte devido ao desempenho dos preparadores de alimentos, que tiveram uma maior dinâmica e um forte aumento da facturação, conclui a GfK.
“No lado oposto, encontramos as máquinas de café, em que as campanhas agressivas ditaram uma queda significativa do mercado em valor”, refere o índice da empresa de estudos de mercado.
Na gama dos grandes electrodomésticos, foi o aumento das vendas durante o mês de Outubro que salvou o segmento.
Apesar de nos três primeiros trimestres estar em queda, o aumento das vendas no Inverno empurrou esta categoria para um crescimento de 6%.
A corrida às máquinas de secar – as vendas aumentaram 30% devido à chuva – impulsionou este aumento.
Já o sector da electrónica de consumo não segue a mesma tendência. Apesar de algumas melhorias, o último trimestre de 2014 foi negativo, com a facturação a cair 5,3%.
“Tendo em conta que o último trimestre do ano passado foi muito negativo esta queda de 5% revela que o mercado ainda foi mais ao fundo”, sublinha o relatório.
Apesar da época de promoções e de ofertas, este é ainda um dos sectores mais afectados, onde se destacam as colunas, muito devido ao sucesso das soundbars e dos televisores LED, que continuam a ganhar peso.