Porque temos a barriga ‘inchada’?

Todos nós já tivemos dias em que nos sentíamos mais cheios, com a barriga maior e com um desconforto inexplicável no corpo todo. Mas sabe porque é que se sente assim? O Huffington Post fez uma lista com as 7 razões para estar mais ‘inchada’.

1.    Estar stressada: Cada pessoa reage à sua maneira a momentos mais stressantes. Em alguns organismos, o corpo ‘desvia’ porções de sangue do sistema digestivo, explica a médica norte-americana Anne Nedrow. Os resultados são diarreia, dores de estômago, cólicas e… a barriga inchada. Outros hábitos que desenvolvemos quando estamos nervosos, como mascar pastilhas, também podem trazer alguns problemas devido à quantidade de ar que é inspirada enquanto os estamos a fazer. Esta ‘massa de ar’ extra no estômago irá fazer com que fiquemos mais 'inchadas' do que o normal.

2.    Medicação: Alguns dos remédios que toma podem ter como efeitos secundários a sensação de inchaço. Aqueles que contêm lactulose e sorbitol são dos medicamentos mais comuns com esta característica.

3.    Comer muito…: Parece que fica com uma ‘barriga de bebé’ a seguir às refeições? O mais provável é que esteja a comer demais e que esteja com gases ‘presos’ no organismo. Tente reduzir as porções, verá que o inchaço vai começar aos poucos e poucos a desaparecer.

4.    … E muito rápido: Comer a uma grande velocidade e beber por uma palhinha faz com que ingira grandes ‘bolhas de ar’, o que, como referimos anteriormente, faz com que fiquemos mais 'inchadas'. Para além disso, não mastigar como deve ser pode trazer vários problemas na altura de fazer a digestão, o que também pode causar dores de estômago e despoletar a sensação de inchaço.

5.    Estar desidratada: O organismo começa a reter líquidos quando está desidratado, explica Marilyn Glenville, uma nutricionista norte-americana, o que pode fazer com que se sinta inchada. O melhor é beber bastante água ao longo do dia.

6.    Alimentos que nos dão gases: Brócolos, couve, maçã e abacate são alguns dos alimentos que provocam gases e, como consequência, um inchaço na barriga. O excesso de sal também provoca a retenção de líquidos, o que também não ajuda ao mau estar, como já foi referido. Comece a perceber que ingredientes lhe causam mais gases e evite comê-los diariamente.

7.    Problema crónico: O que pensa ser um pequeno inchaço, pode ser uma doença. Se perceber que a dilatação da barriga e a sensação de mau estar não passarem, o melhor é ir ao médico para compreender o que realmente se passa.  

joana.alves@sol.pt