O evento, cuja preparação começará em breve, foi anunciado ontem, no Dia da Igreja Diocesana, que se assinalou no Estoril. “Ousemos fazer uma revisão pessoal-comunitária de vida e deixarmo-nos abraçar por Deus e pela Igreja de Lisboa; dialoguemos, debatamos, aprofundemos sempre mais as razões da nossa fé e interpelemos o Sínodo com novas propostas para os seus desafios actuais”, disse D. Manuel Clemente aos fiéis de Lisboa.
O mote desta iniciativa será “O sonho missionário de chegar a todos”, e foi retirado da Exortação Apostólica do Papa Francisco, intitulada “A alegria do Evangelho”. A caminhada de preparação decorrerá ao longo dos próximos dois anos e cada trimestre será conduzido a partir de um dos capítulos do documento elaborado pelo Papa.
O objectivo do bispo de Lisboa é envolver todas as “forças vivas” do Patriarcado: comunidades paroquiais, institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica, movimentos, associações e grupos eclesiais, institutos de formação e educação (seminários, universidades e escolas), famílias, instituições. No final de cada etapa, cada grupo enviará o contributo da sua reflexão e ensaio para o Secretariado do Sínodo. A Assembleia Sinodal realizar-se-á em Novembro de 2016.
D. Manuel Clemente está à frente do Patriarcado de Lisboa há cerca de um ano, altura em que o Papa o chamou a substituir D. José Policarpo, que entretanto faleceu.