Bolsa de Lisboa em alta, alinhada com Europa

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje de manhã em alta, a subir 0,64%, alinhado com as principais bolsas europeias. 

Cerca das 09h30, o PSI20 estava a subir 0,64% para 7.209,58 pontos, com 17 cotadas a negociarem em terreno positivo, duas estáveis e apenas uma a descer.    

As acções da PT, Altri e Espírito Santo Financial Group eram as que registavam maiores valorizações, estando a subir 1,69%, 1,22% e 1,02%, respectivamente.

As cotações da PT, Altri e Espírito Santo Financial Group estavam a valer 2,945 euros, 2,316 euros e 2,78 euros, respectivamente.

Ao contrário, os 'papéis' dos CTT eram os únicos que estavam a descer, estando a cair 0,16% para uma cotação de 7,758 euros. 

Entretanto, as principais bolsas europeias abriram hoje em alta, depois de a Reserva Federal norte-americana (Fed) ter assegurado na quarta-feira que as taxas de juro permanecerão baixas.               

Ao nível cambial, influenciado pelas medidas do BCE, o euro abriu hoje em alta no mercado de divisas de Frankfurt, mas abaixo dos 1,36 dólares, a cotar-se a 1,3588 dólares, contra os 1,3572 dólares no encerramento da sessão anterior. 

Depois de conhecida a decisão da Reserva Federal norte-americana (Fed) de cortar mais 10.000 milhões de dólares do programa de estímulos monetários, os investidores vão estar hoje pendentes da reunião do Eurogrupo, durante a qual os ministros de Economia e Finanças da zona euro analisarão diferentes aspectos das políticas na região da moeda única e estudarão a situação no Chipre, Grécia, Portugal e Irlanda. 
    
Entretanto, o cenário internacional continua condicionado pelas tensões no Iraque e na Ucrânia, com os investidores atentos aos desenvolvimentos da escalada de violência no Iraque e da deslocação da ofensiva dos 'jihadistas' para Bagdade, que poderão provocar perturbações na oferta deste país produtor e consequentemente nos preços do 'ouro negro', que já começaram a subir. 

O Iraque produz actualmente 3,33 milhões de barris por dia, segundo a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), sendo o segundo maior produtor de petróleo mundial, a seguir à Arábia Saudita e à frente do Irão e do Kuwait. 

A 5 de Junho passado, o BCE cortou a taxa de juro directora em 0,1 pontos percentuais, para o novo mínimo histórico de 0,15%, e anunciou a realização de duas injecções de liquidez de longo prazo (quatro anos) em Setembro e Dezembro deste ano, no valor de 400 mil milhões de euros.

O barril de petróleo Brent, para entrega em Agosto, abriu hoje em baixa, mas a cotar-se a 114,62 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,03% do que no encerramento da sessão anterior.

Lusa/SOL