A verdade é que existem algumas diferenças entre estes dois estados de saúde. Normalmente, as constipações envolvem também problemas de garganta e, em casos extremos, alguma febre. Já os olhos lacrimejantes são um sintoma comum de uma alergia.
“A constipação e a alergia são muito semelhantes. É a sua duração e a frequência com que surgem os sintomas que pode ajudar a descobri se se trata de uma ou outra”, explica a Dra. Rima Rachid, directora do departamento de alergologia do Boston Children’s Hospital, ao Huffington Post.
Para além disso, existe também o factor hereditário: Se um dos seus progenitores sofre de alergias, tem um terço de probabilidades de desenvolver o mesmo problema. Quando ambos têm alergias, os filhos têm 70% de hipótese de também as ter.
O mesmo site fez uma lista de cinco dicas que o podem ajudar se está realmente constipado… ou não.
1 – A altura do ano: As constipações têm tendência a ocorrer no Inverno e, após a pessoa estar exposta ao vírus, demora algum tempo até se manifestar. Já no caso das alergias sazonais, os seus sintomas surgem logo após a exposição aos pólenes, que costumam andar mais no ar durante a Primavera, o Verão e o Outono. Se os sintomas costumam aparecer todos os anos mais ou menos na mesma altura, o mais provável é que seja alérgica a algo que está mais exposto durante essa estação.
2 – Duração dos sintomas: Os sinais de uma constipação duram, normalmente, entre três e 14 dias. Os de uma alergia duram o tempo que a pessoa estiver exposta ao factor que lhe causa este problema, que pode durar semanas ou meses, explica Rima Rachid.
3 – Cor: A especialista explicou ao Huffington Post que quando lhe aparece um paciente com um muco nasal verde ou amarelo, o mais provável é que se trate de uma constipação ou uma infecção. As alergias produzem, normalmente, uma secreção nasal mais incolor.
4 – Febre e dores musculares: As alergias não costumam provocar febre ou dores de corpo e as pessoas que ficam constipadas têm tendência a desenvolver estes problemas.
5 – A ‘saudação alérgica’: A grande maioria dos alérgicos fica com comichões no nariz e não consegue aguentar muito tempo sem o coçar. Estas pode ser o sinal mais notório de que o ‘pingo no nariz’ não é uma constipação. A pele neste local em particular também acaba por ficar um pouco seca, avermelhada e ‘gretada’.