Chama-se Rewind Cities Lisbon e é uma aplicação para Android (brevemente também iOS) que propõe uma viagem no tempo por Lisboa. A aplicação foi desenvolvida pela IT People e encontra-se desde hoje disponível gratuitamente para download.
A a Rewind Cities Lisbon também disponibiliza informações acerca de eventos culturais, comércio ou serviços juntos do local onde o utilizador se encontra. Nela também será possível encontrar fotografias de qualidade dos principais pontos de interesse de Lisboa.
Maria Cristina Kirkby, sócia fundadora e responsável de conteúdos da Rewind Cities, refere que a nova aplicação «oferece uma panóplia de experiências que são imperdíveis porque, para conhecer realmente Lisboa, é preciso conhecer a sua história e com a Rewind Cities isso torna-se possível. A sua utilização é muito simples e faz com que os visitantes possam comparar o antes e o agora de vários espaços e monumentos lisboetas e também conhecer episódios do passado histórico da cidade».
Através de Relaidade Aumentada, a aplicação oferece uma experiência para quem quiser conhecer a história da capital portuguesa. A aplicação disponibiliza quatro tipos de experiência aos utilizadores da app que quiserem conhecer o passado da cidade.
Forgotten Citty
Esta funcionalidade permite aos utilizadores ver imagens e vídeos de um determinado local através do tempo, ou eja, acontecimentos que tiveram lugar nesse local e fizeram parte da história da cidade.
Time Machine
Esta funcionalidade tira proveito das capacidades de Realidade Aumentada da app, e recorre à câmara digital do smartphone ou do tablet para exibir imagens antigas em 3D, sobrepostas à actualidade.
Total Recall
Recorrendo novamente ao suporte de Realidade Aumentada da aplicação, esta funcionalidade permite exibir episódios marcantes na história de Lisboa. Através dela, os utilizadores poderão conhecer personagens históricos com segredos da cidade.
Time Traveller
Onde os utilizadores podem criar postais com imagens antigas de interiores ou exteriores de vários edifícios (culturais, comerciais ou monumentos), que funcionam como «pano de fundo» às fotografias do utilizador-visitante.