De acordo com uma estimativa do gabinete de estatísticas comunitário sobre investimento directo estrangeiro em 2013, a União Europeia investiu 341 mil milhões de euros no resto do mundo, tendo, por outro lado, recebido investimentos na ordem dos 327 mil milhões.
Já o investimento da zona euro nos restantes países do globo foi de 324 mil milhões de euros, recebendo em retorno 299 mil milhões.
Os Estados Unidos surgem destacadamente como o maior investidor mundial na União Europeia, com 313 mil milhões de euros, sendo também o principal destino dos investimentos europeus, com 159 mil milhões.
Os centros financeiros 'offshore' (como Liechtenstein, Andorra, Gibraltar, Bahamas, Ilhas Caimão ou Singapura) foram o segundo destino dos investimentos europeus (40 mil milhões), seguindo-se o Brasil (36 mil milhões), a Suíça (24 mil milhões), Hong Kong (10 mil milhões) e a China (8 mil milhões).
O Brasil, com 21 mil milhões, a Suíça, com 18 mil milhões, o Japão, com 10 mil milhões, Hong Kong e a Rússia, ambos com 8 mil milhões, foram os outros países que mais investiram nos 28 países que pertencem à União Europeia.
Lusa/SOL