De acordo com os novos tectos tarifários aplicados por Bruxelas, no próximo mês as chamadas internacionais de voz vão custar 19 cêntimos por minuto e as recebidas 5 cêntimos. Um corte de 5 e 2 cêntimos face a 2013, respectivamente.
A transmissão de dados também vai baixar para 20 cêntimos por MB (menos 25 cêntimos), enquanto o envio de SMS vai ter o preço máximo de 6 cêntimos, o que traduz uma redução de 2 cêntimos face ao ano anterior.
Com a imposição destes tectos tarifários no roaming, que entraram em vigor de forma progressiva nos últimos anos, houve uma descida de 34% nos preços das chamadas de voz e de 71% na transmissão de dados, desde 2012.
Apesar deste pacote legislativo ser uma vitória para a Comissão Europeia, o objectivo último de Bruxelas passa por acabar mesmo com estas tarifas.
Para a comissária europeia da tecnologia, Neelie Kroes, o roaming “do ponto de vista económico, é um perfeito disparate”. “Há uma tendência preocupante para se desperdiçarem oportunidades de crescimento para a nova economia das aplicações, bem como para os operadores móveis”.
Segundo a responsável por esta pasta, o roaming tem de desaparecer para a Europa poder posicionar-se com líder na economia digital.