A votos estará o socialista Júlio Meirinhos, da Loja Rigor, onde está também Hernâni Dias, o social-democrata que o derrotou nas últimas eleições autárquicas para a presidência da Câmara Municipal de Bragança. O seu adversário é José Pereira da Silva, um arquitecto das Caldas da Rainha que pertence à Loja Jerusalém e tem ligações a muitos dos antigos líderes desta obediência, tendo sido vice do antigo grão-mestre Nandim de Carvalho.
O actual grão-mestre, José Moreno, não se pode recandidatar por ter completado dois mandatos, o limite imposto pelos estatutos maçónicos. Júlio Meirinhos é visto como o candidato da continuidade, enquanto José Pereira da Silva dá voz à oposição interna da actual liderança.
A votação será feita em urnas colocadas em templos de vários distritos. Em Lisboa, a urna estará colocada na sede, situada no palacete maçónico, em Telheiras. Além disso, hoje haverá também eleições para os maçons de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Timor, Macau e França, onde a GLLP tem lojas a funcionar sob a sua tutela, sendo por isso comandados pelo mesmo grão-mestre.