A homenagem da Google a quem vê o Mundial no trabalho [COM VÍDEO]

É provavelmente um dos Google Doodles mais bem conseguidos de sempre. Esta segunda-feira, quem aceder ao motor de busca mais popular do mundo é presenteado com uma divertida animação sobre o desafio de acompanhar o Campeonato do Mundo no trabalho:

Este é apenas mais um dos trabalhos da equipa da Google que diariamente anima a página principal da gigante tecnológica.

E que equipa é essa que está por trás destas obras de arte e humor? São dez artistas gráficos e cinco engenheiros. Dois destes, o norte-americano Ryan Germick e o britânico Matthew Cruickshank, estão neste momento no Brasil a acompanhar o Mundial em busca de inspiração para doodles sobre a maior competição futebolística do globo.

Ao site brasileiro INFO, Germick e Cruickshank revelaram alguns segredos do processo criativo da equipa. O trabalho de cada doodle começa cerca de seis semanas antes da data que o desenho animado conta assinalar. Começa no papel e só depois da ideia ganhar forma é que passa para o computador.

A ideia é mesmo a parte mais complexa da empreitada. Em média, quatro semanas são gastas a trabalhar o conceito, e apenas as duas restantes são dedicadas a animar o doodle.

Tendo em conta a grande diversidade de países em que os doodles são vistos, um dos pontos-chave do trabalho da equipa é "não ofender ninguém, mas sim celebrar momentos".

Germick e Cruickshank, que elegem os doodles evocativos do Dr. Who e do Pac-man como os seus favoritos, contaram ainda que recebem diariamente muitas sugestões por parte de utilizadores e até mesmo de outros artistas.

À cabeça da lista de doodles mais pedidos está, sem grande surpresa, um que inclua a estrela pop Justin Bieber. Mas a equipa da Google torce o nariz à proposta: "Não é nada contra ele, de forma alguma. Mas o objectivo do doodle é celebrar datas e momentos, feitos da humanidade".

Também Marouane Fellaini, o médio da selecção belga, é outra das personalidades que os utilizadores mais querem ver no Google. "Pode render algo real. A Bélgica é a selecção de escolha dos hipsters neste Mundial", admitem.