Com as duas equipas já apuradas para os oitavos-de-final, uma vitória tinha como prémio o primeiro lugar do grupo. E um empate chegava à Holanda para segurar a liderança, devido ao critério do saldo de golos. E mais, o vencedor escapava ao Brasil, líder provisório do Grupo A, na próxima fase.
Embalandos pelo extremo do Barcelona, Alexis Sánchez, os chilenos tiveram mais posse de bola, criaram mais ocasiões de perigo e foram incansáveis na procura do golo. A 'laranja mecânica' ia respondendo pela velocidade de Robben, que fez a vida negra à defensiva contrária.
O jogo arrastou-se com um nulo para o segundo tempo e muita incerteza no marcador. Algo que não agradava a nenhuma das equipas, já que a canarinha é um adversário a evitar a todo o custo. Van Gaal decidiu mexer no jogo. E bem. A solução estava no banco.
Fer e Depay saltaram para o relvado para dar a vitória à Holanda (2-0) no jogo 100 de Sneijder. Resta saber em que posição o Brasil se vai classificar e a quem vai calhar a fava. Os Camarões vão ter uma palavra a dizer.
Veja os golos aqui.