De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo Mude, a calçada "humaniza-se com os rostos e expressões de vários moradores anónimos de alguns dos bairros típicos lisboetas, de Alcântara à Mouraria", entre os dias 3 e 10 de Julho.
"Inside Out Alfacinha", da responsabilidade de Vasco Lima Mayer e Carlota Meirelles, com o apoio do Mude, é parte de um projecto muito maior iniciado pelo fotógrafo francês JR.
No projecto "Inside Out", as pessoas são desafiadas a enviar retratos em formato digital para o fotógrafo, que garante imprimi-los. Os cartazes são depois reenviados aos autores das imagens para serem exibidos nas suas comunidades.
A equipa Inside Out Alfacinha fotografou 84 pessoas durante os meses de Dezembro de 2013 e de Janeiro deste ano.
A inauguração desta exposição está marcada para sexta-feira ao final no dia na Rua Augusta, em frente ao museu.
Em Portugal, o projecto do francês JR já inspirou também, pelo menos, um grupo de Lisboa a levar a cabo em Setembro de 2011 a acção "Um de Nós", na zona de Alcântara, os organizadores do WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã, que, também em 2011, decoraram paredes de antigas fábricas de lanifícios da cidade com os retratos de pessoas que ali trabalharam, e um grupo de três amigas a colarem retratos na Avenida da Índia.
Lusa/SOL