A empresa, que opera sobretudo através de gestão de hotéis, sem investir directamente em activos imobiliários, já tem marcas suas em cinco unidades no país: Sheraton Algarve e Pine Cliffs Residence (Albufeira), hotéis Sheraton em Lisboa e Porto, e Convento do Espinheiro (Évora).
«Estamos activamente à procura de novas oportunidades em Portugal», assegurou o vice-presidente e director de operações da Starwood para a Europa Ocidental, Even Frydenberg, em entrevista ao SOL. «Gostaríamos de fazer crescer todas as nossas marcas em Portugal e vemos potencial para mais hotéis Sheraton e da Luxury Collection. Também vemos oportunidades para as marcas do segmento médio como a Aloft ou Four Points, em cidades como Lisboa e Porto», sublinha.
Segundo o responsável, o grupo está a trabalhar com parceiros portugueses e internacionais para verificar se algum dos activos que foram entregues a bancos e fundos de investimento por incumprimento bancário «representará uma oportunidade de investimento viável».
Para já, o grupo hoteleiro norte-americano está satisfeito com os resultados alcançados no mercado nacional. Sem revelar dados financeiros, Even Frydenberg assegura que apesar de «alguns desafios na economia», 2013 correu bem, com subidas nas taxas de ocupação e na rentabilidade. No primeiro trimestre do ano, a tendência manteve-se, não só no Algarve, mas também em Lisboa e Porto.
«Tivemos um começo forte em 2014 e mantemo-nos cautelosamente optimistas para o resto do ano», resume. E exemplifica com a performance das unidades algarvias, cujo contrato de exploração entre a Starwood e a United Investments (dona dos imóveis) acaba de ser renovado por mais 20 anos. «Tiveram um aumento de visitantes de fora dos mercados europeus tradicionais nos últimos 12 meses. Os hóspedes dos Emirados Árabes Unidos subiram 60% no Verão, sobretudo devido às novas ligações aéreas da Emirates para Lisboa. Os hóspedes da África do Sul aumentaram 116% e os chineses 211%».
A partir de Novembro e até à Primavera de 2017, o Sheraton Algarve será ampliado, passando a ter mais 78 suites de luxo, spa, restaurante italiano e estacionamento.
ana.serafim@sol.pt