Não é fácil para o público interpretar os prémios que são conferidos nos concursos de vinhos. A informação sobre os concorrentes é praticamente nula, pelo que o próprio peso de cada evento é uma incógnita. Em qualquer prova temos de saber quem é o opositor, para daí tirarmos ilações sobre o real significado do resultado. Para elegermos ‘O Melhor’ devemos elencar a lista dos que estiveram em prova e a definição de ‘Melhor’ será tanto mais importante quanto maior for o valor dos concorrentes. Não basta atribuir medalhas; temos de perceber porquê. E então sim, os concursos cumprirão o objectivo para que foram pensados: comunicar ao público a distinção da qualidade.
É por tudo isto que concursos como o do Festival do Vinho do Douro Superior devem ser publicitados, já que aqui se encontram grandes produtores que não têm receio de ir à luta com os seus topos de gama em confronto com vinhos menos conhecidos.
Resta agora aos leitores aproveitarem a informação da lista de premiados que aqui deixo e irem, eles também, fazer os seus próprios julgamentos. Verão, sem qualquer dificuldade, que estiveram grandes vinhos a concurso e que entre os 150 concorrentes do Douro Superior foram estes os eleitos.
Na categoria dos vinhos brancos a distinção de ‘O Melhor’ foi para o MUXAGAT OS XISTOS ALTOS RABIGATO 2011 (Muxagat Vinhos). Atribuíram-se ainda medalhas de ouro ao Valle do Nídeo Sauvignon Blanc 2013 (H. Abrantes-Douro Wines); Duas Quintas Reserva 2011 (Adriano Ramos Pinto Vinhos) e Quinta da Canameira Rabigato Reserva 2010 (Sampaio e Melo Cabral).
Nos vinhos tintos, O Melhor vinho foi para o QUINTA DA TOURIGA-CHÃ 2011 (Jorge Rosas Vinhos). Como Medalhas de Ouro seguiram-se o Quinta do Vale Meão 2011 (F. Olazabal & Filhos); Excomungado 2011 (Quinta do Vale de Pios); Dona Berta Sousão Reserva Especial 2011 (Hernâni Verdelho); Quinta da Leda 2011 (Sogrape Vinhos); Palato do Côa Escolha 2011 (5 Bagos); D. Graça Grande Reserva Selecção Privada 2011 (Vinilourenço) e Pathernos Grande Reserva 2009 (Cabanas do Castanheiro).
Finalmente, na categoria dos vinhos do Porto O Melhor foi o QUINTA DO VESÚVIO VINTAGE 2012 (Symington Family Estates). As medalhas de ouro foram atribuídas ao Barão de Vilar Colheita 1989 (Barão de Vilar – Vinhos) e ao Duorum Vintage 2011 (Duorum Vinhos).
jmoroso@netcabo.pt