Manuel Alegre

No momento em que a luta interna pela liderança do PS descambou na multiplicação de insultos e confrontos físicos, o histórico deputado socialista teve duas intervenções certeiras e pertinentes. Primeiro, ao subscrever (com Sampaio, Almeida Santos e Vera Jardim) o pedido de uma solução rápida – e não de vários meses, como se antevê – para a disputa entre Seguro e Costa. Depois, ao criticar publicamente os ‘arruaceiros’ que ofenderam Costa à saída da Comissão Nacional e ao exigir à direcção do partido uma atitude de censura, que tardava, a tais actos. Intervenções sensatas e próprias de um senador com inegável autoridade partidária.

Rui Costa

Como que a querer demonstrar que o desporto português não é só futebol, o ciclista, actual campeão do mundo de estrada, venceu pela 3.ª vez consecutiva a Volta à Suíça. Apesar de partir em 3.º lugar na última etapa foi capaz de recuperar a desvantagem na alta montanha e conseguir um ‘tri’ inédito. Está já no top ten do ciclismo mundial e pode voltar a brilhar na Volta a França.

Ricardo Salgado

É uma saída pela porta baixa da banca para quem acumulara um enorme poder em Portugal e chegou a ter a alcunha de DDT (Dono Disto Tudo). Sai da liderança do BES por imposição do Banco de Portugal e da própria família Espírito Santo, após uma sucessão de prejuízos, ‘buracos’ financeiros e irregularidades. Deixando o banco com a sua credibilidade enormemente afectada e o seu futuro ameaçado. 

Paulo Bento

Foi uma participação curta, medíocre e decepcionante a de Portugal neste Mundial-2014. A Selecção entrou encolhida e inferiorizada contra a Alemanha facilitando a goleada, revelou falta de atitude e acomodamento contra os EUA (só acordou após sofrer o golo do empate) e foi mais aguerrida mas demasiado trapalhona e inconsequente contra o Gana. Com Cristiano Ronaldo a jogar limitadíssimo, a 30% do seu rendimento, a Selecção evidenciou défice de categoria e de capacidade competitiva para o nível de exigência de um Mundial. E o seleccionador é o primeiro responsável por esta fraca amostra do futebol português.